Repercussão

#ItauRacista é TTs no Twitter nesta tarde, após relato de Lorena Vieira

Hashtag já tinha quase 40 mil tuítes durante a produção deste texto

#ItauRacista é TTs no Twitter nesta tarde, após relato de Lorena Vieira

Os trending topics do Twitter, na tarde desta sexta-feira (31), acusam o banco Itaú de racismo. A hashtag #ItauRacista, durante a produção deste texto, estava com quase 40 mil tuítes.

A discussão começou após influenciadora e empresária Lorena Vieira, esposa do Dj Rennan da Penha, relatar, via redes sociais, ter sido vítima de racismo em um agência do Itau, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (30).

“Fui retirada do banco pela Polícia Civil. Humilhada e esculachada por minha conta receber um bom dinheiro. E segundo eles é fraude e mais várias. Meu dinheiro está preso e eu quase fui presa por nada. Não é porque sou preta e humilde que sou criminosa”, escreveu Lorena.

No Twitter, um usuário disse: “Fui bancário 40 anos e garanto que vc não chama a polícia quando um cliente tem muito dinheiro na conta. Vc conversa. Pergunta do ramo de atividade. Até oferece aplicação. Chamar polícia é recurso extremo, pq pega mal polícia dentro da ag. Foi racismo sim. (sic)”

Também pela rede social, o Itaú se manifestou: “O Itaú lamenta pelos transtornos causados a Lorenna Vieira nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, e já entrou em contato com ela para resolver a situação.”

E ainda: “O Itaú esclarece que o procedimento adotado na agência é padrão em casos de suspeita de fraude, e não tem qualquer relação com questões de raça ou gênero. O Itaú acredita que toda forma de discriminação deve ser combatida.”