Já são dez dias que a plataforma Lattes está fora do ar
CNPq garante que não foi identificada nenhuma perda de dados
Já são dez dias que a plataforma Lattes está fora do ar, ou como tem sido chamado, “apagão”. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou, nesta segunda (2), a verificação completa dos sistemas no equipamento que apresentou problema continuam em andamento.
“Essa verificação envolve uma série de testes, que foram realizados ao longo de todo final de semana, com pontuais instabilidades que estão sendo ajustadas para restabelecer a capacidade completa do storage.”
A agência federal garante que não foi identificada nenhuma perda de dados. “Para garantir a segurança, a estabilidade e o bom funcionamento do equipamento, optamos por estender os testes até ser possível oferecer esse cenário seguro para disponibilização dos sistemas”, relataram, também.
Ainda segundo a nota, os pagamentos dos bolsistas estão garantidos, não dependendo da restauração dos sistemas. Apesar dos informes, pelas redes sociais nota-se insatisfação.
Um dos críticos é o candidato à presidência em 2018 (e pré-candidato em 2022), Ciro Gomes (PDT). “A plataforma Lattes continua fora do ar. Agora são dez dias de apagão e prejuízos para cientistas, professores e bolsistas. Neste governo da incompetência, qualquer problema vira tragédia. E qualquer tragédia, além dos prejuízos, vira mais um símbolo do caos”, escreveu no Twitter.
A plataforma Lattes continua fora do ar. Agora são dez dias de apagão e prejuízos para cientistas, professores e bolsistas. Neste governo da incompetência, qualquer problema vira tragédia. E qualquer tragédia, além dos prejuízos, vira mais um símbolo do caos.
— Ciro Gomes (@cirogomes) August 2, 2021
CNPq
O CNPq é uma agência federal de fomento a pesquisa. Sem ela, o acesso a currículo de cientistas e operações ligadas à pesquisas ficam comprometidos – Lattes.