NOVA FLEXIBILIZAÇÃO

Jataí libera eventos, clubes, esportes coletivos e salas de cinema

Reuniões com até 50 pessoas estão permitidas As salas de cinema, por sua vez, deverão funcionar com 30% da capacidade total. Confira as outras regras

Jataí (Foto: divulgação/Prefeitura de Jataí)

A Prefeitura de Jataí publicou na segunda-feira (21) um novo decreto que flexibiliza, ainda mais, as atividades no município. Agora está permitida a realização de pequenos eventos, com no máximo 50 pessoas; salas de cinema; visitas ao Complexo Turístico Vale do Paraíso; atividades esportivas coletivas e clubes recreativos.

Segundo expõe o documento, as liberações ocorrem em razão da queda de índices de contaminação e internação hospitalar na cidade. Atualmente o município tem 3.737 confirmações de covid-19. Ao todo, são 2.942 recuperados e 738 em isolamento, sendo 710 domiciliar e 28 hospitalar.  O número de mortes causadas pela doença é de 57, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Na rede pública, 42,3% das enfermarias e 60% das UTIs estão ocupadas. Na rede privada a ocupação é de 42,9% nas enfermarias.

O retorno das atividades está acompanhado de uma série de normas e exigências para evitar a propagação do novo coronavírus. No caso de eventos, por exemplo, estão liberados festas de aniversário, batizados, casamentos, confraternizações, eventos científicos, inaugurações, jantares, lançamentos de produtos/serviços e reuniões. O limite é de 50 pessoas por evento.

Outras regras

As salas de cinema poderão retomar as atividades com 30% da capacidade total e os clubes recreativos, com 50%. O Complexo Turístico Vale do Paraíso (Lago Bonsucesso) ficará aberto ao público das 7h às 19h. O documento autoriza o funcionamento de quadras de vôlei, basquete, futsal, futebol society e tênis das 6h às 22h.

De acordo com o decreto, também poderão voltar a funcionar os cursos preparatórios, profissionalizantes, escolas de línguas e informática. A lotação da sala não poderá exceder 50% de sua capacidade máxima. Aulas práticas em laboratórios foram liberadas, mas as aulas presenciais da rede pública e privada continuam suspensas.

Em todas as atividades liberadas deverá haver aferição de temperatura na entrada do local, disponibilização de álcool 70%; uso obrigatório de máscara de proteção; distanciamento mínimo de 2 metros e proibição de aglomerações.