INCLUSÃO

João Vitor de Paiva é a primeira pessoa com Síndrome de Down a receber a comenda do governo de Goiás 

Ativista recebe a medalha do Mérito Anhanguera

João Vitor: homenagem pelo trabalho favor da inclusão (foto Cristiano Borges)

O ativista social João Vitor de Paiva Bittencourt recebeu, nesta terça- feira (23), na cidade de Goiás, a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta condecoração concedida pelo governo do estado de Goiás. A solenidade foi realizada durante a instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na cidade de Goiás. Na ocasião, autoridades de outras partes do Brasil também foram homenageadas, como os governadores do Paraná, Ratinho Júnior; e do Tocantins, Wanderlei Barbosa. 

Durante a cerimônia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado parabenizou o jovem pelo trabalho realizado em todo o Brasil. “Agora você tem a Comenda Anhanguera, a mais alta do Estado, pelo seu trabalho prestado. Meus parabéns”, destacou o governador. Já a primeira-dama, Gracinha Caiado revelou que é seguidora do jovem nas redes sociais e que ele é um exemplo e inspiração para todos.

João Vitor é a primeira pessoa com Síndrome de Down a ser homenageada pelos relevantes serviços prestados em Goiás. A decisão da homenagem partiu do governador e da primeira-dama. “Estou muito feliz, mas a comenda é de todos nós e mostra que somos capazes. Obrigado, governador e primeira-dama”, afirmou João Vitor. 

Quem é João Vitor de Paiva

O influenciador @jvdepaiva, como João Vitor é conhecido nas redes sociais, é goiano, tem 23 anos e já escreveu o nome na história de Goiás. Ele é o primeiro aluno com Síndrome de Down a cursar Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). É também o primeiro goiano a integrar o Conselho Jovem do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.

O jovem é  apaixonado por viajar, dançar, namorar, ir ao cinema, explorar novos restaurantes e se manter atualizado no mundo digital. Ele tem se destacado nacionalmente e conquistando reconhecimento por todo o País por meio de suas redes sociais, onde compartilha seu dia a dia e luta pela causa da Síndrome de Down.

Recentemente, João Vitor foi considerado um dos vinte melhores influenciadores do Brasil em diversidade e inclusão, no Prêmio iBest 2024. A premiação é considerada como a maior da internet no País. Ele também foi homenageado na Câmara Federal pelo seu trabalho em desconstruir os estigmas associados à Síndrome.