Recuperação

Jogador de 22 anos que colapsou em jogo do Campeonato Italiano é extubado após 13 horas e não tem danos cerebrais, diz jornal

Edoardo Bove, da Fiorentina, caiu no gramado e foi levado de ambulância para hospital

O jogador de 22 anos que colapsou durante um jogo do Campeonato Italiano, neste domingo, foi extubado após 13 horas e passa bem, informou o jornalista Fabrizio Romano. Edoardo Bove não teve danos no cérebro nem no coração, de acordo com fontes consultadas pelo jornal La Repubblica. Os médicos excluíram “lesões agudas” ao organismo do atleta e suspeitam que ele tenha tido uma arritmia cardíaca.

Bove está acompanhado dos pais e da namorada no Hospital Universitário Careggi, em Florença. O jornal La Reppublica disse que o jogador segue na UTI e passará por novos exames. “Obrigado a todos”, disse ele, em suas primeiras palavras desde que foi extubado.

O duelo entre Fiorentina e Inter de Milão, neste domingo, válido pelo Campeonato Italiano, foi adiado depois que Edoardo Bove, da equipe conhecida como “La Viola”, passou mal e ficou caído no gramado. A cena assustou atletas de ambos os times, tendo feito alguns caírem no choro. O jovem de 22 anos foi levado de ambulância para o hospital.

O ocorrido aconteceu aos 17 minutos do primeiro tempo. O italiano estava amarrando as chuteiras quando caiu. Prontamente todos correram para ajudá-lo. Simone Inzaghi, treinador da Inter, foi o primeiro a chegar no jogador. Um dos companheiros de equipe, Gosens, tentou desenrolar sua língua.

Desesperados com a demora para a entrada da ambulância em campo, os atletas da Fiorentina pareciam não acreditar no que estava acontecendo, e o clima de choque tomou conta do Estádio Artemio Franchi, mesmo com todos se fechando em volta de Bove para impedir que a cena fosse vista pelos torcedores e imagens.

Caído de lado, o italiano tremia com os olhos arregalados. O silêncio na arquibancada e a reação dos atletas no gramado davam o indicativo: não existia mais condições da partida seguir. Por isso, foi suspensa e adiada na sequência. A nova data para o confronto ainda não foi anunciada.

Segundo o jornal italiano Repubblica, Edoardo Bove foi encaminhado de ambulância para o Hospital Universitário Careggi, em Florença, e está “alerta, consciente e respirando de forma independente”.

Por O Globo — Florença