Cerca de sete mil alunos da rede pública estadual participam da segunda fase dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. O torneio é disputado em vários municípios goianos e os vencedores de cada modalidade passam para a finalíssima estadual, onde os campeões garantem vaga para a etapa nacional, em João Pessoa (PB).
Tradicional em Goiás, a competição é realizada anualmente pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, e tem o apoio das prefeituras e das federações esportivas. O objetivo é incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, motivando o aprimoramento de habilidades, desenvolvimento do senso de coletividade e superação, além de contribuir para a formação do aluno/atleta. Também é uma oportunidade para descobrir novos talentos.
Ao todo, 13 modalidades esportivas estão em disputa nas categorias masculina e feminina. Na categoria infanto-juvenil, de 12 a 14 anos, são disputadas as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez e luta olímpica. Já na categoria juvenil, de 15 a 17 anos, são incluídas todas as modalidades da categoria anterior com a substituição do badminton pelo vôlei de praia. A participação é gratuita.
Etapas
Os Jogos Estudantis de Goiás são divididos três em etapas. A primeira delas – e que já foi concluída – é a Intermunicipal, onde as equipes se enfrentaram no âmbito de cada uma das 40 subsecretarias regionais da Seduce. As campeãs se classificaram para a Etapa dos Polos, que está sendo disputada até o final de junho.
Os vencedores dos polos garantem vaga na terceira e última fase local, onde serão consagrados os campeões estaduais. Um campeão por modalidade de cada polo participa da finalíssima entre os dias 10 e 14 de agosto, em Ceres.
Quem garantir as primeiras colocações na Estadual automaticamente estará classificado para representar Goiás na competição nacional – os Jogos Escolares da Juventude. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e será realizado em João Pessoa: de 20 a 29 de setembro (de 12 a 14 anos) e de 10 a 19 de novembro (15 a 17 anos).