Jornalista do Mais Goiás vence prêmio de Direitos Humanos
"15 anos depois da desocupação do Parque Oeste Industrial" ficou em primeiro lugar na categoria Web do 2º prêmio Dom Tomás Balduino
O repórter do Mais Goiás Eduardo Pinheiro venceu o 2º prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos para Imprensa na categoria Web, no noite de sábado (12). A matéria premiada foi “15 anos depois da desocupação do Parque Oeste Industrial“, que relembra a luta dos ocupantes por moradia e o violento processo de desocupação.
“Quinze anos se passaram desde a desocupação do Parque Oeste Industrial, em Goiânia, e muito mudou desde então. No final de janeiro de 2020, 464 famílias que viveram na ocupação finalmente receberam escrituras das casas no Residencial Real Conquista, na região Sudoeste da capital. A entrega foi feita pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), do Governo Estadual. Outras 126 escrituras foram para registro do cartório”, inicia a reportagem.
O texto de Eduardo traz entrevistas com pessoas que viveram na ocupação, com o ex-secretário de Segurança Pública – da época – Jonathas Silva, e outros. “Jornalismo profissional é essencial, sobretudo quando os valores que fundaram a profissão e a democracia são colocados em xeque por ideologia e amadores politicamente interessados”, escreveu nas redes sociais.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de premiação foi 100% virtual. Ela foi apresentada pela jornalista Cláudia Nunes. Foram premiados trabalhos nas categorias: Produção em veículo impresso; Produção jornalística em áudio; Produção jornalística em vídeo; Produção jornalística na Web e Fotografia.
Outro repórter do Mais Goiás, Ton Paulo, também conseguiu o segundo lugar na categoria, mas por uma matéria produzida para o Jornal Opção.