RECONHECIMENTO

Jornalista do Mais Goiás vence prêmio de Direitos Humanos

O repórter do Mais Goiás Eduardo Pinheiro venceu o 2º prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos…

O repórter do Mais Goiás Eduardo Pinheiro venceu o 2º prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos para Imprensa na categoria Web, no noite de sábado (12). A matéria premiada foi “15 anos depois da desocupação do Parque Oeste Industrial“, que relembra a luta dos ocupantes por moradia e o violento processo de desocupação.

“Quinze anos se passaram desde a desocupação do Parque Oeste Industrial, em Goiânia, e muito mudou desde então. No final de janeiro de 2020, 464 famílias que viveram na ocupação finalmente receberam escrituras das casas no Residencial Real Conquista, na região Sudoeste da capital. A entrega foi feita pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), do Governo Estadual. Outras 126 escrituras foram para registro do cartório”, inicia a reportagem.

O texto de Eduardo traz entrevistas com pessoas que viveram na ocupação, com o ex-secretário de Segurança Pública – da época – Jonathas Silva, e outros. “Jornalismo profissional é essencial, sobretudo quando os valores que fundaram a profissão e a democracia são colocados em xeque por ideologia e amadores politicamente interessados”, escreveu nas redes sociais.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de premiação foi 100% virtual. Ela foi apresentada pela jornalista Cláudia Nunes. Foram premiados trabalhos nas categorias: Produção em veículo impresso; Produção jornalística em áudio; Produção jornalística em vídeo; Produção jornalística na Web e Fotografia.

Outro repórter do Mais Goiás, Ton Paulo, também conseguiu o segundo lugar na categoria, mas por uma matéria produzida para o Jornal Opção.