Jovem baleada pela PRF na véspera de Natal respira sem ajuda de aparelhos
Não há sinais de sequelas irreversíveis, afirma hospital
Juliana Leite Rangel, de 26 anos, baleada na cabeça durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na véspera de Natal, na Baixada Fluminense, apresentou uma melhora significativa em seu quadro de saúde, segundo o boletim médico divulgado neste sábado (4) pelo Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias (RJ). A jovem que respira sem ajuda de aparelhos segue em um quadro clínico de melhora progressiva, com evolução positiva a cada dia.
De acordo com a unidade hospitalar Juliana, que estava em estado regular, já iniciou o processo de desmame da ventilação mecânica, sendo retirada do suporte respiratório e retornando ao procedimento apenas para fisioterapia respiratória em curtos períodos. Além disso, a sedação foi totalmente suspensa no dia 2 de janeiro. Desde então, ela tem mostrado sinais de recuperação neurológica, com abertura ocular espontânea, boa interação com o ambiente, lucidez, obedecendo a comandos, mobilizando os quatro membros e apresentando sensibilidade preservada
Juliana estava no carro com sua família a caminho de Niterói para a ceia de Natal quando foi atingida por tiros de fuzil realizados por agentes da PRF. O pai dela também foi baleado, mas recebeu alta hospitalar pouco tempo depois. O veículo da família ficou com diversas perfurações de bala. A PRF afastou preventivamente os três agentes envolvidos na abordagem, dois homens e uma mulher, enquanto o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) investigam o caso.
O incidente ocorreu poucas horas depois de um decreto do governo federal que regulamenta o uso da força durante operações policiais, estabelecendo que o uso de armas de fogo deve ser uma medida de último recurso.
O hospital informou que Juliana continua internada em terapia intensiva, sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar, com foco em neurocirurgia e reabilitação psicomotora. O quadro de saúde da jovem segue estável.