RACISMO

Jovem denuncia ex do atual namorado por racismo e ameaça: “preto tem que morrer queimado”

Mulher alegou que atearia fogo à vítima e no filho dela de apenas 1 ano e 5 meses

 (Foto: Reprodução)

Uma jovem de 21 anos registrou um boletim de ocorrência contra a ex-mulher do atual namorado após receber ofensas racistas e ameaças contra ela e o filho, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital. O crime aconteceu no último dia 18 de outubro após a vítima receber áudios em que a mulher alega que atearia fogo nela e no filho de 1 ano e 5 meses se os visse novamente.

“Dá próxima vez, eu vou atear fogo em você e no seu filho. Sua cabelo de bombril, sua preta horrorosa, sua macaca”, diz a suspeita nos áudios.

A vítima, que preferiu não se identificar, relatou que sofre as agressões verbais há algum tempo e estava acostumada com as ofensas. Além disso não acreditava que algo poderia ser feito, por isso não denunciou a mulher antes. No entanto, decidiu registrar a ocorrência por medo de que acontecesse algo com o filho. “Todo dia eu penso que vai acontecer alguma coisa com ele (filho)”, explica a vítima.

Nos áudios, a suspeita ainda afirma que “branco dá certo com branco” ao fazer uma referência a ela e o ex-marido que tem peles claras. Ainda declarou que “preto merece morrer queimado”.

O caso foi registrado como ameaça e injúria racial na Delegacia de Aparecida de Goiânia. O advogado da vítima, Jaison de Sousa ressalta que as ações da mulher são motivadas apenas pelo fato de a vítima ter um relacionamento com o ex-marido da suspeita e que casos como esse precisam de punição para coibir a prática.

Racismo em Goiás

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados no último dia 2 de agosto apontam que houve um crescimento de 77,1% nos casos de racismo entre 2020 e 2021. Em relação as ocorrências de injúria racional o aumento foi 26,3%, o que torna Goiás o oitavo estado com maior número de registros em casos de racismo no Brasil.

LEIA MAIS

Câmera flagra vizinho com faca na porta de humorista Eddy Jr., vítima de racismo em SP

Detido sob ofensa de “vai gritar lula lá na África” estava em casa quando foi levado por PMs

Ouça gravação em que mulheres de Cachoeira Alta ofendem nordestinos por apoiar Lula

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira