BAHIA

Jovem negro que teria sido preso por engano foi solto neste domingo (14)

Segundo a família, ele foi confundido por ter características apontadas pelo marido da vítima do roubo: preto, cabelo loiro e tatuado

Gabriel dos Santos Silva, de 23 anos foi solto neste domingo (14) após liminar da Justiça. O jovem foi preso na última sexta-feira (12) em frente a uma agência bancária situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Ele foi capturado por ter “as mesmas características do suspeito” de roubar um carro e de extorquir os donos do veículo para devolvê-lo.

Familiares disseram ao G1 que o jovem não tem passagem pela polícia e que ele trabalhava como estoquista em uma loja de eletrodomésticos, segundo eles o rapaz foi preso quando foi sacar o seguro desemprego. De acordo com a família, Gabriel falava no celular no momento em que foi encontrado e que por isso, foi confundido com o homem que receberia o dinheiro do resgate do carro.

Soltura

A liminar da Justiça concedendo a liberdade do rapaz foi assinada na madrugada de domingo (14), e o jovem foi encaminhado para uma clínica para fazer teste de coronavírus (Covid-19), pois no local onde Gabriel estava preso tinham pessoas com suspeitas da doença.

“Agora sim que eu posso dizer que está tudo ótimo!” disse o tio do rapaz.

O Mais Goiás ligou para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos de Salvador, que atribuiu a soltura do jovem ao pagamento de fiança. “O suspeito foi enquadrado no art. 158, pagou fiança, foi solto e responderá em liberdade”.

Crime

Gabriel foi apontado pelo marido da vítima, que foi até o local, viu o jovem e o associou como um dos suspeitos do crime. “Não tinha nada no celular dele que comprove o crime, ele não sabe dirigir e as testemunhas que estavam no local não reconheceram ele como o suspeito”, afirmou um dos amigos de Gabriel.

Familiares dizem que o detido pintou o cabelo de loiro na quinta-feira (11), um dia depois do crime, que aconteceu na quarta-feira (10). Em contrapartida, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou á TV Bahia que Gabriel dos Santos foi preso em flagrante por extorsão. A SSP disse que o jovem cobrou R$ 1 mil para devolver o carro aos donos.

Segundo o órgão, o investigado foi reconhecido pela vítima como o autor do assalto e ele teria marcado com os donos do veículo para entregar o carro, onde foi preso.

Manifestações

Familiares e amigos de Gabriel fez manifestação na sexta-feira (12) em frente a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, em Salvador.

Jovem negro que teria sido preso por engano foi solto neste domingo (14)
(Foto: Eduardo Oliveira/TV Bahia)

Muitas pessoas também se manifestaram nas redes sociais com a rashtag “soltem o Gabriel”.

Jovem negro que teria sido preso por engano foi solto neste domingo (14)
(Foto: Reprodução Twitter)

*Com informações do G1 e do Bahia Notícias

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira