BAHIA

Jovem negro que teria sido preso por engano foi solto neste domingo (14)

Gabriel dos Santos Silva, de 23 anos foi solto neste domingo (14) após liminar da…

Gabriel dos Santos Silva, de 23 anos foi solto neste domingo (14) após liminar da Justiça. O jovem foi preso na última sexta-feira (12) em frente a uma agência bancária situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Ele foi capturado por ter “as mesmas características do suspeito” de roubar um carro e de extorquir os donos do veículo para devolvê-lo.

Familiares disseram ao G1 que o jovem não tem passagem pela polícia e que ele trabalhava como estoquista em uma loja de eletrodomésticos, segundo eles o rapaz foi preso quando foi sacar o seguro desemprego. De acordo com a família, Gabriel falava no celular no momento em que foi encontrado e que por isso, foi confundido com o homem que receberia o dinheiro do resgate do carro.

Soltura

A liminar da Justiça concedendo a liberdade do rapaz foi assinada na madrugada de domingo (14), e o jovem foi encaminhado para uma clínica para fazer teste de coronavírus (Covid-19), pois no local onde Gabriel estava preso tinham pessoas com suspeitas da doença.

“Agora sim que eu posso dizer que está tudo ótimo!” disse o tio do rapaz.

O Mais Goiás ligou para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos de Salvador, que atribuiu a soltura do jovem ao pagamento de fiança. “O suspeito foi enquadrado no art. 158, pagou fiança, foi solto e responderá em liberdade”.

Crime

Gabriel foi apontado pelo marido da vítima, que foi até o local, viu o jovem e o associou como um dos suspeitos do crime. “Não tinha nada no celular dele que comprove o crime, ele não sabe dirigir e as testemunhas que estavam no local não reconheceram ele como o suspeito”, afirmou um dos amigos de Gabriel.

Familiares dizem que o detido pintou o cabelo de loiro na quinta-feira (11), um dia depois do crime, que aconteceu na quarta-feira (10). Em contrapartida, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou á TV Bahia que Gabriel dos Santos foi preso em flagrante por extorsão. A SSP disse que o jovem cobrou R$ 1 mil para devolver o carro aos donos.

Segundo o órgão, o investigado foi reconhecido pela vítima como o autor do assalto e ele teria marcado com os donos do veículo para entregar o carro, onde foi preso.

Manifestações

Familiares e amigos de Gabriel fez manifestação na sexta-feira (12) em frente a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, em Salvador.

(Foto: Eduardo Oliveira/TV Bahia)

Muitas pessoas também se manifestaram nas redes sociais com a rashtag “soltem o Gabriel”.

Jovem negro que teria sido preso por engano foi solto neste domingo (14)
(Foto: Reprodução Twitter)

*Com informações do G1 e do Bahia Notícias

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira