Justiça cancela registro de dois vereadores de Goiânia e faz nova contagem de votos
A Justiça Eleitoral de Goiás cancelou os registros de candidatura dos vereadores Santana Gomes e…
A Justiça Eleitoral de Goiás cancelou os registros de candidatura dos vereadores Santana Gomes e Bruno Diniz (ambos do PRTB), por descumprimento da cota de gênero na eleição municipal de 2020. Após a decisão, o juiz Paulo Cesar Alves, da 2ª Zona Eleitoral de Goiânia marcou para 14 de outubro uma nova totalização de votos para a Câmara Municipal de Goiânia.
A defesa de ambos irá recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em setembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por unanimidade, rejeitar os embargos de declaração do PRTB contra decisão que invalidou a chapa de candidatos a vereador do partido em Goiânia, em 2020.
A ação partiu de questionamento do então PSL, hoje União Brasil, e de Fabrício Rosa, então no PSOL, sobre supostos registros de candidaturas laranjas de mulheres pelo PRTB durante as eleições municipais.
A medida teria sido utilizada pelo partido, segundo os denunciantes, para o cumprimento da chamada cota de gênero, que prevê a candidatura mínima de 30% de mulheres por sigla em cada eleição.
A recontagem de votos, marcada pelo juiz eleitoral, será para definir quais suplentes assumem as cadeiras caso se confirme a decisão.