ELEIÇÃO | ITABERAÍ

Justiça indefere pedido de candidatura de Wellington Baiano, em Itaberaí

A juíza eleitoral Laura Ribeiro indeferiu o pedido de candidatura Wellington Baiano (MDB) em Itaberaí.…

A juíza eleitoral Laura Ribeiro indeferiu o pedido de candidatura Wellington Baiano (MDB) em Itaberaí. A magistrada, que confirmou a inelegibilidade do ex-prefeito, lembrou que Baiano foi alvo de condenação por improbidade administrativa que, entre outras sanções, suspendeu os direitos políticos dele até dezembro de 2022.

Destaca-se que, ainda em agosto, Wellington Baiano disse ao Mais Goiás que acreditava que poderia reverter a situação e disputar a eleição. Segundo ele, à época, sua equipe jurídica garantia ser possível. “Não tem plano B”, disse o então pré-candidato sobre apoiar alguém.

Outra questão considerada pela juíza foi que, em 1º de outubro, Ministério Público Eleitoral (MPE) reconheceu a decisão do diretório nacional do MDB que anulou parcialmente a convenção da sigla que homologou a candidatura dele.

MDB

Como dito, o ex-prefeito de Itaberaí tem condenações cíveis por improbidade administrativa. Assim, o presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi, anulou em 21 de setembro a convenção realizada no município. No entanto, manteve a chapa de vereadores.

Posteriormente, em reunião realizada em 24 de setembro, a direção do partido decidiu que não iria lançar candidatos, mas integrar a coligação encabeçada pelo PSC e que tem Republicanos, PSL, Podemos, PL, PRTB e PSDB. A chapa tem como prefeitável Janayna Wollp (PSC) – o próprio presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, pediu à justiça que a sigla participasse da coligação de Wollp.

Decisão

Por fim, a juíza escreve que julga precedente “as impugnações ao registro de candidatura deduzidas pela Coligação Um Novo Olhar (PRTB, PL, PSL, PSDB, Podemos, Republicanos e Pros) de Itaberaí e pelo Ministério Público Eleitoral e indefiro o pedido de registro de candidatura de Welington Rodrigues Da Silva, para concorrer ao cargo de prefeito, com o número 15, no município de Itaberaí”.

Sem Baiano, a disputa em Itaberaí segue com Dr. Ricardo Calil (PSD), Janayna e Wagner Ribeiro (Patriota). O Mais Goiás tentou novo contato com Wellington, nesta tarde, mas não obteve retorno. Mais cedo, ao Jornal Opção, ele disse que ainda avaliaria se iria recorrer.