ataque

Justiça mantém prisão dos donos de pitbulls que arrancaram braço da escritora Roseana Murray

Roseana perdeu uma orelha e passou por diversas cirurgias

Escritora faz primeiro post após ataque de pitbulls e diz que está bem (Fotos: reprodução)

Pitbulls arrancaram braço da escritora Roseana Murray: A Justiça decidiu manter a prisão dos donos dos três cães da raça pitbull que atacaram a escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, na última sexta-feira. Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro, Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos e Davidson Ribeiros dos Santos tiveram suas prisões em flagrante convertidas para preventiva durante a audiência de custódia realizada na tarde deste domingo.

Na audiência de custódia, três testemunhas relataram que os cães rotineiramente “saíam para a via pública sem vigilância e “avançavam” contra pessoas”. Eles também afirmaram que o portão do quintal da casa onde eles ficavam costumava ficar aberto, o que facilitava a saída dos animais e os ataques. Uma das pessoas ouvidas ainda disse que já tinha pedido à família que aumentasse o muro do terreno para evitar a fuga.

A médica veterinária que esteve no local onde os cães ficavam também participou da audiência de custódia. Ela relatou que o local não havia canil ou focinheira. Ela também disse que, “apesar de não acompanhar rotineiramente os cuidados dispensados aos cães, pode afirmar que o contexto no qual os animais estão inseridos contribui significativamente para elevar seus níveis de agressividade“.

A escritora foi atacada em Saquarema, na Região dos Lagos, quando fazia uma caminhada. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, com ajuda de um helicóptero da corporação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o quadro de saúde dela segue estável. Após os pitbulls arrancarem o braço e a orelha da escritora Roseana Murray, ela passou por diversos procedimentos cirúrgicos.

Quem é Roseana Murray?

Roseana ganhou, ao lado do ilustrador Roger Melo, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil pelo livro “Jardins”, em 2002. A obra traz quinze pequenos poemas que representam os mais diversos jardins.

A escritora, moradora de Saquarema, é ativa nas redes sociais, onde mostra um pouco de sua rotina no dia a dia. Em seu perfil publica fotos e imagens, normalmente acompanhada de uma pequena poesia. Também é possível encontrar registros de família, acompanhados por histórias vividas. Em seu perfil no Facebook, mostra que já perdeu a conta de sua produção literária. “Poeta. Autora de aproximadamente 100 livros, um pouco mais ou um pouco menos”, resume.

Na última terça-feira, publicou em seu perfil fotos de uma atividade ao lado de alunos da 5ª série da Escola Municipal Anizia Rosa para o encontro chamado “Café, Pão e Texto”, acompanhado por professoras e monitoras. Num café da manhã, os estudantes acompanharam a contação de histórias e a proclamação de poemas. Roseana narrou no post momentos desse encontro. “Ninguém se sentou no tapete com as almofadas, e eu perguntei: “Ninguém gosta de tapete voador?” E quase todos voaram pro tapete. A mesa do Café estava posta, mas perguntei se antes não queriam correr pelo jardim. Em um segundo voaram todos para o jardim”, escreveu em trecho da publicação.

*VIA EXTRA