Quatro pessoas suspeitas de servirem de laranjas em um esquema criminoso foram presas em Trindade nesta segunda-feira (21). Elas recebiam dinheiro desviado em suas contas e repassavam para os criminosos que executavam as transações em troca de uma porcentagem.
O tenente Paiva conta que o esquema foi descoberto depois da prisão de dois dos suspeitos, abordados pela polícia em frente a uma agência da Caixa Econômica Federal. Com eles os agentes encontraram diversos cartões bancários e dinheiro.
“Eles tentaram inventar uma história para o motivo de estarem com os cartões, mas acabaram confessando”, diz o tenente. Segundo ele, a dupla havia cedido suas contas para receber valores transferidos por hackers. Após sacarem o dinheiro, eles retinham uma porcentagem e entregavam o restante aos operadores do esquema.
Os demais suspeitos presos foram encontrados por meio dos contatos que constavam nos celulares da dupla. “Eles tinham muitas informações de contas bancárias”, diz Paiva.
A polícia agora está em busca dos demais titulares dos cartões apreendidos. Os hackers também não foram localizados até o momento.
Os envolvidos responderão por furto mediante fraude e por associação criminosa.