Lêda Borges é a única mulher eleita deputada federal pelo PSDB no País
Deputada estadual é uma das seis goianas que subirá para Câmara Federal em 2023
A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) foi umas seis mulheres eleitas para a Câmara Federal por Goiás. Além disso, foi a única candidata do PSDB – entre os 13 que garantiram cadeira naquela Casa do Congresso – a ter êxito em todo o País.
Os demais foram todos homens: Adolfo Viana, da Bahia; Beto Pereira, Dagoberto e Dr. Geraldo Resende, do Mato Grosso do Sul; Paulo Abi-Ackel e Aécio Neves, de Minas Gerais; Beto Richa, do Paraná; Lucas Redecker e Daniel Trzeciak “Daniel da TV”, do Rio Grande do Sul; e Paulo Alexandre Barbosa, Vitor Lippi e Carlos Sampaio, de São Paulo.
Ainda sobre Lêda, que apresentou mais de 30 projetos de lei apresentados na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) destinados ao público feminino, ela diz que agora será a voz das mulheres no Congresso. “Sempre estive ligada à pauta feminina. Como mulher, sei das necessidades e desafios que enfrentamos. Continuarei na luta pela garantia dos nossos direitos, oportunidades, reconhecimento e contra a violência doméstica.”
Inclusive, entre as propostas está a defesa do percentual de 30% das cadeiras dos parlamentos brasileiros às mulheres, além da construção de um plano nacional específico de combate à violência doméstica.
“Representamos o maior número de eleitores do país. São mais de 52%. Portanto, precisamos destes 30% das cadeiras e não só das candidaturas como ocorre atualmente. Precisamos de mais representatividade nos espaços de decisão e poder.”
Confira os deputados federais do PSDB eleitos pelo País:
- Adolfo Viana (Bahia)
- Lêda Borges (Goiás)
- Beto Pereira (Mato Grosso do Sul)
- Dr. Geraldo Resende (Mato Grosso do Sul)
- Dagoberto (Mato Grosso do Sul)
- Paulo Abi-Ackel (Minas Gerais)
- Aécio Neves (Minas Gerais)
- Beto Richa (Paraná)
- Lucas Redecker (Rio Grande do Sul)
- Daniel Trzeciak “Daniel da TV” (Rio Grande do Sul)
- Paulo Alexandre Barbosa (São Paulo)
- Vitor Lippi (São Paulo)
- Carlos Sampaio (São Paulo)
Mulheres goianas na Câmara Federal
A bancada de deputados federais de Goiás, que em 2018 foi formada com duas mulheres, terá seis a partir de 2023. Além de Magda Mofatto (PL) e Flávia Morais (PDT) que conseguiram se reeleger, serão mais quatro deputadas – entre elas, Lêda Borges.
A demais são: a campeã de votos Silvye Alves (União Brasil), a deputada estadual delegada Adriana Accorsi (PT) e a vereadora de Rio Verde Marussa Boldrin (MDB). Com 17 cadeiras, a casa ainda mantém 11 deputados.