LEMBRANÇA VIVA

“Lembro como se fosse hoje”, diz José Eliton seis anos após a morte de Zé Gomes

Morte do ex-prefeito de Itumbiara completou seis anos na quarta-feira (28)

"Lembro como se fosse hoje", diz José Eliton após seis anos da morte do ex-prefeito de Itumbiara, Zé Gomes (Foto: Reprodução - TV Anhanguera)

A morte do ex-prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), o Zé Gomes, completou seis anos na quarta-feira (28). Ele morreu em setembro de 2016 após ser baleado durante uma carreata política. O ex-governador de Goiás, José Eliton (PSB) também foi baleado, na região do abdômen, foi socorrido e sobreviveu. Hoje, mesmo depois de tanto tempo, o político diz se lembrar exatamente daquele momento.

“Me lembro como se fosse hoje do passo a passo que foi aquele momento. Eu cheguei do Norte, na madrugada do dia anterior. Fiz questão de ir lá para prestigiar a liderança do Zé Gomes. Uma carreata que estava sendo um episódio muito feliz, já no clima de completa emoção, sinalizando claramente a vitória do candidato. Eram os últimos momentos daquela campanha”, contou o ex-governador.

O atirador identificado como Gilberto Ferreira do Amaral era servidor da Saúde da prefeitura e abriu fogo contra o veículo onde estavam os políticos. Além de Zé Gomes, o cabo da PM Vanilson João Pereira também morreu baleado naquele dia. Além de José Eliton, uma quarta pessoa também foi atingida, o advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende. Em seguida, o atirador foi morto por seguranças.

Para Eliton, o episódio deixou marcas. “Marcou de maneira muito profunda, na medida que você vê um comportamento muito delicado em função de questões políticas. Pelo que foi apurado pelas autoridades policiais, a motivação foi um surto. De qualquer forma, não deixa de ser um episódio de violência política”, disse.

Na avaliação do ex-governador, Zé Gomes era uma “liderança muito carismática” e “um homem público que tinha uma liderança muito forte não somente em Itumbiara, mas no Sul do estado”. “Na sua trajetória política tiveram momentos extraordinários, mas a marca que fica do Zé Gomes é de um homem de coração muito aberto, forte em relação a sua cidade e aos seus cidadãos e com aquilo que ele gostava de fazer que era política. Eu particularmente o admirava muito e acredito que ele deixou um legado a favor de Itumbiara e do Estado de Goiás”, avaliou José Eliton.

Relembre

O candidato à prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, morreu na tarde de uma quarta-feira, 28 de setembro de 2016, após ser baleado enquanto participava de um ato de campanha. Gomes chegou a ser socorrido, mas não resistiu a um sangramento profundo e morreu no hospital.

Veterano na política goiana, ele começou cedo, aos 18 anos, quando se tornou vereador do município e o mais jovem no cargo no Brasil. O candidato esteve na Câmara local por duas legislaturas e depois foi deputado federal por quatro mandatos, entre 1989 e 2003, em seguida, elegeu-se deputado estadual. Zé Gomes ainda foi coordenador regional da campanha de Fernando Collor (então no PTC) em 1989.

A primeira passagem pela prefeitura da cidade goiana teve início na eleição de 2004, quando, então no PMDB, foi eleito com pouco mais de 65% dos votos válidos. Já no PP, o político foi reeleito em 2008 para um novo mandato, com 84,4% dos votos.