Judô

Leonardo Allan é judoca e empresário nos Estados Unidos

Leonardo relembra sonho através do Judô

Leonardo faz judô e é empresário nos Estados Unidos

Leonardo Allan relembra sonho olímpico através do Judô. Hoje atuando como empresário nos Estados Unidos, Leonardo Allan tem uma vida ligada ao esporte, em especial o Judô. O brasileiro começou na modalidade aos 3 anos de idade, e com 18 já disputava as principais competições do país. Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, e residente maior parte de sua vida em Recife, Leonardo foi multicampeão estadual, regional e nacional de Judô, chegando a participar de duas seletivas para os Jogos Olímpicos, em 2000 e 2016.

Apesar dos títulos, sua caminhada não foi fácil, e Leonardo Allan relembrou alguns dos momentos mais marcantes dela, entre eles a busca pela vaga nas Olímpiadas de Sidney, em 2000, na Austrália.

“Minha carreira foi marcada por muitas dificuldades e superação. A primeira delas aconteceu quando eu tinha por volta de 19 anos, passava um momento conturbado pois prestaria vestibular e sofria pressão para ter uma ‘profissão normal’, já que o esporte ainda era muito amador. Quando ocorreu o processo olímpico para Sidney eu me encaminhava para dar uma pausa no Judô, e aí aconteceu uma seletiva em Pernambuco, onde eu estava morando”, contou Leo, que continuou:

“Ali vi uma oportunidade de me testar diante dos principais nomes da cena, eu tinha recém-chegado na categoria adulto e minha maior dificuldade era cortar o peso, tanto que até desmaiei na escola na semana da seletiva. Porém, surpreendentemente eu acabei saindo vencedor derrotando jovens promessas e alguns veteranos. Fiquei entre os 16 principais judocas do país, e na seletiva final, na Barra da Tijuca (RJ), tive uma manhã infeliz acabei perdendo uma rodada antes de enfrentar Henrique Guimarães, que foi medalhista em Atlanta-96 e foi o nome vencedor da seletiva pra Sidney 2000 Não tive um dia fácil, vomitei antes das minhas lutas (antigamente a pesagem eram apenas 2 horas antes da competição)e assim se encerrou meu primeiro ciclo olímpico”.

Com o fim do sonho olímpico, outro se iniciou: o americano. E em 2000, Leonardo Allan se mudou para os Estados Unidos. Porém, o que o brasileiro achou que ia ser uma pausa no Judô se transformou em um recomeço, e o início de um novo – e longo ciclo – em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos.

Há 22 anos nos Estados Unidos, Leonardo Allan atualmente é empresário no ramo de Impostos de diesel para companhias de frota de caminhão e investidor em criptomoedas e consultor financeiro. Da época de atleta, traz as histórias, lembranças e momentos, bons e ruins, mas acima de tudo ensinamentos que carrega para a vida.