Líderes do MDB pedem respeito de todos os filiados à decisão de aliança com Caiado
Aparecidense sempre defendeu candidatura própria da sigla e, recentemente, deu a entender que vai deixar a legenda
Emedebistas querem que os vencidos, entre eles o prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (MDB), aceitem o desejo da maioria e respeitem a decisão do partido de apoiar o governador Ronaldo Caiado (DEM) em 2022. O aparecidense sempre defendeu candidatura própria da sigla e, na noite de quinta (16) para sexta-feira (17) deu a entender que vai deixar a legenda.
Na quinta, vale lembrar, o presidente do MDB Goiás Daniel Vilela revelou o resultado da consulta aos diretórios do partido no Estado. 146, de 161, se mostraram favoráveis a aliança.
“O critério utilizado para a consulta tem representatividade e legitimidade. O princípio do MDB é a democracia e cabe a todos compreender e aceitar a vontade da maioria. Temos que ter maturidade e agir com bom senso”, afirmou na reunião o ex-deputado federal Euler Morais.
Quem também se manifestou também foi o senador Luiz do Carmo. Contrário a aliança por entender que ela dificulta sua reeleição ao Senado, ele também manifestou apoio a consulta. “Não tem discussão. Sou um democrata e entendo que a maioria prevalece. Ponto. O partido foi consultado, ouviu todo mundo e o resultado é pela aliança com o governador. Não tem mais o que fazer. Parabéns a todos pela condução desse processo.”
Andrey Azeredo, que é ex-presidente da Câmara de Goiânia disse que as teses perdedoras precisam aceitar e caminhar o partido. “Vamos buscar a unidade interna”, disse. Vale lembrar, três de quatro deputados estaduais manifestaram apoio a aliança, bem como 27 dos 28 prefeitos – Gustavo Mendanha foi a exceção.
Apelo a Gustavo Mendanha
Em entrevista ao Mais Goiás nesta tarde de sexta, o membro da Executiva do MDB e ex-conselheiro do Tribunal de Constas dos Municípios (TCM), Paulo Ortegal, fez um apelo a Mendanha.
“Fico triste de pensar nele deixar o MDB. Faço apelo que permaneça, que continue nas fileiras. Estamos em um processo de aliança. Lá na frente, o prefeito Gustavo estará ainda na prefeitura, onde desenvolvimento será ótimo.”
Ainda segundo ele, o prefeito de Aparecida faz uma boa administração. “Tem todos os predicados para, lá na frente, pleitear ser governador. Está na segunda maior cidade de Goiás.”