Programa oferece linhas de crédito de R$ 5 milhões para micro e pequenos empreendedores de Anápolis
Contador orienta planejamento e na hora de pagar, fazer previsão das parcelas no fluxo de caixa
Micro e pequenos empreendedores de Anápolis terão disponíveis R$ 5 milhões em linhas de crédito. O programa faz parte do serviço Mais Crédito, uma parceria entre a Prefeitura de Anápolis e o Governo de Goiás. O posto de atendimento do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec), no antigo Clube Ipiranga, no Bairro Jundiaí, foi inaugurado na manhā desta terça-feira (19).
Gerson Gomes, empresário do ramo de perfumaria e cosméticos, pretende recorrer ao crédito. O atrativo, segundo ele, é a busca por juros mais baixos. “Com o dinheiro, quero quitar outros pequenos contratos com banco com juros mais altos e também investir em estoque de final de ano”, diz.
O contador e advogado especialista em Direito Tributário, André Feitosa, orienta que o empresário tenha total conhecimento sobre a situação da empresa antes de pegar um empréstimo. “Deve ser feito quando há um planejamento e um propósito de aplicação. Caso contrário, pode se tornar mais uma dívida e nunca solicitar em nome da empresa para interesses pessoais”, orienta.
Em caso de contratação de crédito pela internet, contador afirma que é importante informar a contabilidade da empresa sobre a operação. “Na hora de pagar, deve fazer a previsão das parcelas no fluxo de caixa sempre observando se a obrigação não vai comprometer outros compromissos financeiros. Deve haver um estudo para não acontecer de pegar empréstimo e aplicar em algo que não dê retorno”, diz.
Programa Mais Crédito
A novidade em Anápolis faz parte das políticas públicas para a retomada econômica e social do município. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Trabalhado, Emprego e Renda, Alex Martins, o fomento tem o objetivo de alavancar os negócios de centenas de famílias em Anápolis.
“O empreendedor está em busca de crédito para poder vencer de vez os desafios impostos pela pandemia. E é isso que o Mais Crédito vai oferecer: uma oportunidade para avançar”, afirma. O CEITec é espaço de capacitação de empreendedores em uma atuação conjunta entre poder público e universidades.
O centro une, ainda, o setor produtivo para o desenvolvimento econômico da região. A instalação abriga startups, projetos de tecnologia, desenvolvimento de pesquisas, salas de aula para cursos de pós-graduação e coworking empresarial.