Litoral de São Paulo registra em 72 h toda a chuva esperada para janeiro
Guarujá foi a cidade com os maiores acumulados computados, com 397 mm de chuva
(Folhapress) Cidades do litoral paulista registraram em apenas 72 horas todo o acumulado de chuva esperado para o mês de janeiro, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil estadual.
Guarujá acumulou 397 mm em três dias ou 181% do volume esperado para todo o mês de janeiro, que é de 219 mm. Em Santos, eram esperados 256 mm para o mês, no entanto choveu 330 mm em 72 horas, 28% acima da expectativa para janeiro.
Em Ubatuba, foram registrados 422 mm, 34% acima da chuva esperada para janeiro, que é de 313 mm. Na cidade, a chuva tem sido tão intensa que desde 1º de janeiro já choveu 868 mm, ou quase três vezes o volume da média do mês, apontou a Defesa Civil.
Outras cidades do litoral também tiveram acumulados expressivos nas últimas 72 horas:
- Bertioga: 393 mm; esperado para o mês: 403 mm
- Caraguatatuba: 267 mm; esperado para o mês: 295 mm
- São Sebastião: 256 mm; esperado para o mês: 280 mm
- São Vicente: 308 mm; esperado para o mês: 332 mm
Segundo o meteorologista do CGE Vitor Takao, a baixa pressão atmosférica que atuava no sudoeste, aliada a umidade marítima, contribuiu para a formação de linhas de instabilidade que levaram toda essa chuva para o litoral paulista.
“Nosso alerta previu essa chuva do litoral, mas, agora, os próximos dias tendem a ter um volume de chuva um pouco menor, embora ainda teremos muita nebulosidade e chuva variando de fraca à moderada em algumas regiões”, destaca.
As chuvas dos últimos dias causaram deslizamentos em estradas, geraram alertas em regiões de morros e o acionamento das sirenes de emergência na Vila Sahy, em São Sebastião, onde 64 pessoas morreram devido às chuvas no ano passado.