Lula diz que Dilma está em “enrascada”, mas tem seu apoio
A declaração foi dada durante na abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos
//
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de “enrascada” o momento vivido pela presidente Dilma Rousseff (PT), que enfrenta altos índices de rejeição e manifestantes que pedem seu impeachment. Lula, contudo, disse que a petista pode contar com o apoio dele e da classe trabalhadora.
“Dilma, conte conosco para qualquer coisa, mas, por favor, tente fazer com que o Congresso Nacional respeite as conquistas históricas da classe trabalhadora brasileira. É o mínimo que nós queremos que aconteça neste País”, disse Lula na cerimônia de abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na noite desta terça-feira, em Guarulhos (Grande São Paulo).
Em seu discurso, Lula criticou reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo que afirma que, segundo pesquisa feito pelo Instituto Datafolha, a rejeição a Dilma prejudica a sua imagem. De acordo com o ex-presidente, a petista pode ter a certeza de que pode contar sempre com o apoio da CUT e do PT.
“A Dilma faz parte de um projeto. Nós fazemos parte de um projeto. Se esse projeto não der certo para a Dilma, não deu certo para nós”, declarou. “Agora, companheira Dilma, eu queria te dizer uma coisa. Se tem gente que vai para a rua para te defender e te ajudar a sair dessa enrascada que nós estamos, é essa gente aqui”, disse.
O ex-presidente voltou a dizer que militância não deve temer ou criticar os protestos contra o governo – como aqueles que ocorreram em 15 de março e 12 de abril –, mas condenou o excesso de “pessimismo” dos manifestantes. Ele também defendeu o ajuste fiscal prometido pelo governo e disse que um dia os opositores ainda vão agradecer Dilma “de joelhos” pelas medidas que tomou de combate à corrupção. (Com o Terra)