Lula entra em campo para destravar PEC e terá agenda com Lira e Pacheco
Nomes do grupo de transição que atuarão na Defesa serão anunciados na segunda-feira
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Brasília nesta segunda-feira para ajudar a destravar as negociações da “PEC da transição“, cujo objetivo é abrir espaço fiscal para o novo governo manter programas sociais como o Bolsa Família de R$ 600.
A articulação passará por encontros de Lula com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou na tarde de hoje, após se encontrar com Lula, em São Paulo, que o governo não tem plano B que não a PEC para furar o teto de gastos.
A deputada disse ainda que Lula ainda não definiu nomes para os ministérios e que está “preocupado com a economia popular.”
— Ele (Lula) estará em Brasília de segunda a sexta para gente encaminhar a PEC e por isso conversamos hoje, pra fazer essa organização. Temos que conversar mais com as bancadas e os partidos. Talvez a forma inicial como começamos (a discussãoão) possa ter desagradado (a eles). O presidente vai insistir no caminho da política.
Lula passou os últimos dias em recuperação após realizar um procedimento na laringe, no hospital Sírio Libanês, na capital paulista.
Nesta manhã, o presidente eleito se reuniu com o ex-ministro Jaques Wagner (PT-BA) para definir os nomes do grupo de transição que atuarão na Defesa. Os escolhidos devem ser anunciados na segunda-feira.