Brasília

Lula estuda nomear Lira e Pacheco como ministros

Nomeações de Lira e Pacheco ajudariam a neutralizar presidentes do PP e do PSD, que se movimentam com a oposição

Rodrigo Pacheco, presidente Lula e Arthur Lira (Foto: Presidência da República)

Reportagem publicada no portal UOL e assinada pela jornalista Andreza Matais revela que o presidente Lula avalia nomear os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como ministros do governo.

De acordo a matéria, a primeira conversa sobre o assunto aconteceu na semana passada. Lula se encontrou individualmente com cada um deles e combinaram de retomar o assunto nos próximos dias.

No caso de Arthur Lira, a nomeação ajudaria a neutralizar a oposição pela pelo presidente do partido dele, senador Ciro Nogueira (PP-PI), que é um dos principais aliados de Jair Bolsonaro (PL).

No caso de Rodrigo Pacheco, a ideia é a de neutralizar o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, um dos principais articuladores do núcleo político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O desembarque de Lira e Pacheco no governo também ajudaria o Palácio do Planalto a desatar outro nó: a eleição que vai escolher os novos presidentes da Câmara e do Senado.

Nessas negociações, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) ficaria com uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga de Aroldo Cedraz. Isso contemplaria os evengélicos.

Se Pacheco virar ministro, o PSD poderia retirar da disputa pelo comando da Câmara o deputado Antônio Brito (BA).