EM VÍDEO

Lula homenageia cachorro Joca, que morreu depois de ser enviado em voo errado

"Acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageou o cachorro Joca, que morreu depois de ser enviado por engano pela Gol para outro destino. O petista publicou, nesta quarta-feira (24), um vídeo em seu perfil do X (antigo Twitter) em que usa uma grava com um desenho de um cão.

No vídeo, ele afirmou que colocou a gravata como protesto pelo caso. De acordo com ele, a companhia aérea precisa “prestar contas”. Além disso, afirmou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai apurar o caso. “Acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil.”

De fato, a Anac e o Ministério de Portos e Aeroportos vão investigar a morte do cachorro. O anúncio ocorreu na noite de terça (23) e foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o deputado federal Fernando Marangoni (União-SP).

Confira o vídeo da homenagem AQUI.

Morte

O animal de 4 anos viajaria do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, em Mato Grosso, junto do seu dono, João Fantazzini. Por ser de grande porte, ele foi despachado em uma caixa de transporte, no porão com as malas.

O golden retriever, contudo, foi colocado em um avião que embarcou para Fortaleza. O cachorro foi enviado de volta para Guarulhos. No entanto, quando o tutor chegou de novo em São Paulo para resgatá-lo, Joca já estava morto.

A família diz que Joca não recebeu os cuidados necessários da empresa. A companhia aérea afirma que acompanhou o animal em todo o trajeto e que o falecimento foi inesperado, já em São Paulo, depois que ele retornou.

“Nem estabilizaram o cachorro, nem levaram para um lugar refrigerado, nem andaram um pouquinho com ele para ver como ele estava e mandaram de volta. Quando chegou aqui em Guarulhos, eles demoraram de 30 a 40 minutos, e meu filho perguntando ‘o que aconteceu?’, ‘cadê meu cachorro?’”, completou João Fantazzini, tutor do animal.

Segundo atestado de óbito, Joca morreu por uma parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos. Ele tinha cinco anos.

O que diz a Gol

Por meio de nota enviada ao G1, a Gol afirmou que foi surpreendida com o falecimento de Joca porque ele recebeu cuidados da equipe na capital cearense. Segundo a empresa, a morte aconteceu logo depois do pouso em Guarulhos.

A empresa diz que o pet foi parar em Fortaleza por uma falha operacional, que fotos do animal foram enviadas para o tutor na parada e que o João escolheu voltar para Guarulhos para encontrar o animal. A companhia também afirma estar oferecendo suporte ao tutor e estar apurando os detalhes do ocorrido com prioridade.