Lula promete erradicar a fome no Brasil até o final do seu mandato, em 2026
Petista faz compromisso durante evento que marcou o encerramento do G20 Social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, neste sábado (16), último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro, que nenhum brasileiro enfrentará a fome até o fim de seu terceiro mandato, em 2026. O evento marcou o encerramento do G20 Social, uma série de discussões sobre estratégias para combater a fome e a pobreza.
“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vão ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, declarou Lula, destacando o compromisso de sua gestão com a inclusão social.
De acordo com o presidente, a produção de alimentos no mundo é suficiente, mas falta responsabilidade dos governantes para incluir os mais pobres nos orçamentos públicos e garantir o acesso à comida. “Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”, afirmou.
O festival, que reuniu representantes do governo, movimentos sociais e organizações não governamentais, reforçou o compromisso do Brasil, como presidente do G20, em colocar a fome e a pobreza no centro das discussões globais.
“Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão política. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país”, criticou Lula.
O presidente também enfatizou que a fome não é um problema natural ou inevitável, mas uma responsabilidade coletiva dos governantes. “Ela é tratada como se não existisse. Mas é responsabilidade de todos nós governantes do planeta”, completou.