Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem para a Rússia
Presidente participaria presencialmente da 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico no sábado (19), em Brasília, após retornar de uma viagem a São Paulo. Ele teve ferimento corto-contuso em região occipital (se machucou na cabeça).
Com isso, o chefe do Executivo cancelou, por orientação médica, a viagem para a Rússia, onde participaria presencialmente da 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), ela ainda estará no evento por videoconferência.
“O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto.” A cúpula dos Brics ocorrerá de terça (22) a quinta-feira (24).
Lula foi atendido no hospital Sírio-Libanês, mas não precisou dormir no local. Em boletim divulgado ao Metrópoles, a unidade informou:
“Após avaliação da equipe médica, foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do prof. Dr. Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio.”
A viagem a Rússia seria o primeiro encontro de Lula em seu terceiro mandato com o presidente Vladimir Putin. O russo já informou que não virá à cúpula do G20, no Brasil.
Em relação ao Brics, o bloco foi formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Atualmente, ele ganhou novos membros e ampliou sua influência. No evento desta semana, 23 chefes de Estado – entre eles Lula – já estavam confirmados.
As conversas devem focar na integração do chamado Sul Global, além de possíveis soluções para os conflitos do Oriente Médio. A tendência é que o grupo faça críticas a Israel.