Mabel vai permitir conversão à direita para motoristas, mesmo com o sinal fechado
Equipe de engenheiros de trânsito fará um estudo de todos os cruzamentos da cidade para verificar onde é possível
A mobilidade ocupa um espaço relevante no plano de governo do candidato à prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil). Entre outras coisas, ele quer permitir a conversão à direita para motoristas, mesmo quando o sinal estiver fechado.
Segundo o candidato, a ideia visa dar mais fluidez no trânsito. A conversão poderá ser feita mesmo em semáforos com radares, desde que não estejam passando veículos ou pedestres, “garantindo mais agilidade e menos tempo parado no trânsito para todos”.
De fato, no ordenamento jurídico já existe previsão legal para isso. A Lei 14.071/20, que entrou em vigor em abril de 2021, inseriu o Art.44-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O texto prevê que “é livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão”. A legislação, todavia, prevê a necessidade de sinalização indicativa dessa autorização.
Desta forma, a assessoria do candidato informou que a permissão não vai contemplar todos os cruzamentos da cidade. Somente aqueles que não tiverem riscos.
Ainda conforme a comunicação, uma equipe de engenheiros de trânsito fará um estudo de todos os cruzamentos da cidade para verificar a possibilidade. Onde puder, haverá uma placa informando aos condutores.