RISCO

Macaco invade supermercado de Araraquara, em São Paulo

Por conta da interação com humanos, o macaco não volta para seu habitat natural

Um macaco da espécie bugio foi flagrado por clientes e funcionários de um supermercado na Vila Sedenho, em Araraquara, no interior de São Paulo, na manhã desta última quinta-feira (25). Chico, como é chamado virou morador da cidade.

Segundo o técnico ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Rodrigo Batigalhia, o macaco apareceu há três anos em uma praça próxima ao estabelecimento e permanece no local porque a população o alimenta.

“O pessoal pensa que ele está passando fome, mas não é nada disso, porque esse animal come folhas, insetos e outros tipos de frutos na natureza. Quando a população deixa marmita, banana e outros alimentos, ele acaba descendo ao chão. Mas esse comportamento não é normal”, disse Rodrigo.

Segundo o técnico, os macacos dessa espécie vivem em bandos e provavelmente Chico foi expulso quando atingiu a maturidade sexual. Não procurou outro por causa da situação cômoda em que atualmente vive.

Perigo

A convivência entre humanos e animais silvestres podem trazer riscos para ambos. Para evitar acidentes, o Daae decidiu afixar cartazes informativos no supermercado e na praça ainda nesta semana.

“Queremos que ele volte instintamente quando ele perceber que não tem mais comida ali, porque aí sim ele vai procurar um bando. Ele não vai morrer de fome, porque chegou ali sozinho e consegue sair sozinho e, mesmo se não sair, na própria mata tem o que ele precisa”, disse Rodrigo.

A medida também tem como objetivo diminuir os comportamentos adquiridos com a ajuda humana, como descer no chão, viver sozinho e não buscar alimento na natureza.

Com informações do G1