Os assaltos a três agências bancárias que ocorreram em Araçatuba na madrugada de segunda-feira (30) foram amplamente noticiados nos principais jornais dos Estados Unidos, Europa e até na Austrália. Uma quadrilha fortemente armada causou terror na cidade, deixando até agora três mortos na ação mais cinco feridos.
O jornal norte-americano The New York Times destacou o ataque que “foi o mais recente a uma pequena cidade no Brasil” feito por atiradores em “grupos grandes e bem treinados”. Eles citam que os criminosos encontraram facilidade em render as forças de segurança locais ao saquearem bancos e empresas durante a noite.
Já o britânico The Guardian deu destaque ao poder bélico do grupo com explosivos e fuzis. Eles ainda acrescentaram que os assaltantes mergulharam Araçatuba “no terror”, sendo o “mais recente de uma série de assaltos cada vez mais violentos a bancos no Brasil”.
“[Esses] Roubos bem planejados são parte de um fenômeno que os brasileiros chamam de ‘novo Cangaço‘, referindo-se a um termo que foi usado pela primeira vez para descrever o banditismo que atingiu partes do Brasil nas décadas de 1920 e 1930″, disse a rede BBC.
O francês Le Figaro também abordou sobre o terror que os assaltantes “fortemente armados” causaram na cidade do interior de São Paulo. “Uma gangue de criminosos”, descreveu. Ao falar dos explosivos espalhados pela cidade, o jornal francês deu foco aos 380 policiais enviados para a busca de fugitivos, conforme ordem do governador do estado, João Doria.
“Os criminosos invadiram a cidade pouco depois da meia-noite de segunda-feira, fizeram reféns e colocaram explosivos em vários pontos para realizar os assaltos em uma região que concentra várias agências bancárias em Araçatuba, localidade distante cerca de 500 km da capital paulista”, informou o La Razón, da Espanha.
O The Australian colocou em destaque uma foto que mostra os assaltantes com reféns amarrados no capô e em cima de seus carros de fuga com objetivo de “impedir a polícia de atirar neles”.