ELEIÇÕES 2020

Maguito e Vanderlan terão juntos mais de 4 minutos de programa de TV gratuito

Outros nove candidatos terão pouco menos de 5 minutos e meio somados para defender as candidaturas. Propaganda eleitoral gratuita terá início na sexta (9)

TRE derruba decisão que proibiu Maguito de fazer novas lives

A coligação “Goiânia em um Novo Momento”, formada pelo Avante, DEM, PP, PSC, PSD e PTB terá maior tempo de rádio e TV na capital. Serão 2 minutos e 23 segundos para Vanderlan Cardoso (PSD) apresentar as propostas para a prefeitura. O segundo maior tempo será de Maguito Vilela, cuja a coligação “Pra Goiânia Seguir em Frente” formada por MDB, Patriota, PCdoB, PL e Republicanos terá 2 minutos e 11 segundos. Com isso, Maguito e Vanderlan terão ao todo 4 minutos e 34 segundos para defender suas campanhas na rádio e televisão.

Enquanto isso, os outros nove candidatos que têm direito a tempo de rádio e TV terão somados cerca de 5 minutos e 20 segundos. A diferença de tamanho dos programas advém de acordo com a representatividade de cada partido na Câmara dos Deputados. Com as coligações formadas, os tempos são definidos a partir do número de deputados federais que os partidos têm somados.

A propaganda eleitoral gratuita será veiculada a partir desta sexta-feira (9) em rádio e televisão. Serão blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, duas vezes ao dia. Haverá também inserções de 30 segundos ou um minuto cada, que serão exibidos ao longo do dia.

Coligações

Desta maneira, embora PT e PSL tenham, respectivamente, as maiores bancadas da Câmara, não terão os maiores tempos em Goiânia, já que não coligaram com outros partidos na capital.

Enquanto o partido de Adriana Accorsi (PT) tem 53 assentos, o que lhe dá direito a 1 minuto e 4 segundos, o PSL de Major Araújo tem 52 deputados, o que garante 1 minuto e 1 segundo.

Um partido como o PSB, de Elias Vaz, embora com menor representatividade na Câmara, com 31 deputados, terá maior tempo que as duas maiores bancadas da Câmara, já que se coligou com o PDT e garantiu 1 minuto e 10 segundos.

Siglas pequenas contarão com segundos para defender suas ideias. Um dos casos é do PV, do candidato Cristiano Cunha, que terá o menor tempo de rádio e TV, de apenas 9 segundos. Virmondes Cruvinel (Cidadania) terá 14 segundos e Manu Jacob (Psol) conta com 16 segundos para apresentar suas propostas.

Os candidatos professor Antônio Vieira (PCB), Fábio Júnior (UP), Gustavo Gayer (DC) e Vinícius Gomes (PCO) não terão direito a tempo de rádio e TV já que os partidos não atingiram a cláusula de barreira. A candidatura da Dra. Cristina foi indeferida por decisão judicial.

Confira o tempo de rádio e TV das coligações em Goiânia:

Durante reunião do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi realizado o sorteio da ordem de veiculação do primeiro programa em rede. A sequência de partidos e coligações sorteadas foi a seguinte:

1 – Allyson Lima – Solidariedade: 19 segundos

2-  Manu Jacob – Psol: 16 segundos

3 – Cristiano Cunha – PV: 9 segundos

4 – Samuel Almeida – Coligação Esperança Goiânia (PRTB / Podemos / Pros): 32 segundos

5 – Maguito Vilela – Coligação Pra Goiânia Seguir em Frente (PMB / PTC / PATRIOTA / MDB / PL / REPUBLICANOS / PC do B): 2 minutos e 11 segundos

6 – Major Araújo – PSL: 1 minuto e 1 segundo

7 – Elias Vaz – Coligação Goiânia Merece Mais (PDT / Rede / PSB): 1 minuto e 10 segundos

8 – Virmondes Cruvinel – Cidadania: 14 segundos

9 – Talles Barreto – PSDB: 36 segundos

10 – Vanderlan Cardoso – Coligação Goiânia em Um Novo Momento (PSD / PTB / PSC / PP / PMN / AVANTE / DEM): 2 minutos e 23 segundos

11 – Adriana Accorsi – PT:  1 minuto e 4 segundos