ELEIÇÕES 2020

Maguito e Vanderlan terão juntos mais de 4 minutos de programa de TV gratuito

Outros nove candidatos terão pouco menos de 5 minutos e meio somados para defender as candidaturas. Propaganda eleitoral gratuita terá início na sexta (9)

TRE derruba decisão que proibiu Maguito de fazer novas lives
TRE derruba decisão que proibiu Maguito de fazer novas lives

A coligação “Goiânia em um Novo Momento”, formada pelo Avante, DEM, PP, PSC, PSD e PTB terá maior tempo de rádio e TV na capital. Serão 2 minutos e 23 segundos para Vanderlan Cardoso (PSD) apresentar as propostas para a prefeitura. O segundo maior tempo será de Maguito Vilela, cuja a coligação “Pra Goiânia Seguir em Frente” formada por MDB, Patriota, PCdoB, PL e Republicanos terá 2 minutos e 11 segundos. Com isso, Maguito e Vanderlan terão ao todo 4 minutos e 34 segundos para defender suas campanhas na rádio e televisão.

Enquanto isso, os outros nove candidatos que têm direito a tempo de rádio e TV terão somados cerca de 5 minutos e 20 segundos. A diferença de tamanho dos programas advém de acordo com a representatividade de cada partido na Câmara dos Deputados. Com as coligações formadas, os tempos são definidos a partir do número de deputados federais que os partidos têm somados.

A propaganda eleitoral gratuita será veiculada a partir desta sexta-feira (9) em rádio e televisão. Serão blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, duas vezes ao dia. Haverá também inserções de 30 segundos ou um minuto cada, que serão exibidos ao longo do dia.

Coligações

Desta maneira, embora PT e PSL tenham, respectivamente, as maiores bancadas da Câmara, não terão os maiores tempos em Goiânia, já que não coligaram com outros partidos na capital.

Enquanto o partido de Adriana Accorsi (PT) tem 53 assentos, o que lhe dá direito a 1 minuto e 4 segundos, o PSL de Major Araújo tem 52 deputados, o que garante 1 minuto e 1 segundo.

Um partido como o PSB, de Elias Vaz, embora com menor representatividade na Câmara, com 31 deputados, terá maior tempo que as duas maiores bancadas da Câmara, já que se coligou com o PDT e garantiu 1 minuto e 10 segundos.

Siglas pequenas contarão com segundos para defender suas ideias. Um dos casos é do PV, do candidato Cristiano Cunha, que terá o menor tempo de rádio e TV, de apenas 9 segundos. Virmondes Cruvinel (Cidadania) terá 14 segundos e Manu Jacob (Psol) conta com 16 segundos para apresentar suas propostas.

Os candidatos professor Antônio Vieira (PCB), Fábio Júnior (UP), Gustavo Gayer (DC) e Vinícius Gomes (PCO) não terão direito a tempo de rádio e TV já que os partidos não atingiram a cláusula de barreira. A candidatura da Dra. Cristina foi indeferida por decisão judicial.

Confira o tempo de rádio e TV das coligações em Goiânia:

Durante reunião do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi realizado o sorteio da ordem de veiculação do primeiro programa em rede. A sequência de partidos e coligações sorteadas foi a seguinte:

1 – Allyson Lima – Solidariedade: 19 segundos

2-  Manu Jacob – Psol: 16 segundos

3 – Cristiano Cunha – PV: 9 segundos

4 – Samuel Almeida – Coligação Esperança Goiânia (PRTB / Podemos / Pros): 32 segundos

5 – Maguito Vilela – Coligação Pra Goiânia Seguir em Frente (PMB / PTC / PATRIOTA / MDB / PL / REPUBLICANOS / PC do B): 2 minutos e 11 segundos

6 – Major Araújo – PSL: 1 minuto e 1 segundo

7 – Elias Vaz – Coligação Goiânia Merece Mais (PDT / Rede / PSB): 1 minuto e 10 segundos

8 – Virmondes Cruvinel – Cidadania: 14 segundos

9 – Talles Barreto – PSDB: 36 segundos

10 – Vanderlan Cardoso – Coligação Goiânia em Um Novo Momento (PSD / PTB / PSC / PP / PMN / AVANTE / DEM): 2 minutos e 23 segundos

11 – Adriana Accorsi – PT:  1 minuto e 4 segundos