ELEIÇÕES

Maioria dos brasileiros não votaria em candidatos que apoiam legalização da caça no país

Um pesquisa do WWW-Brasil, encomendada ao Datafolha, mostrou que a maioria da população brasileira não…

Um pesquisa do WWW-Brasil, encomendada ao Datafolha, mostrou que a maioria da população brasileira não votaria em candidatos a cargos políticos que apoiem a liberação da caça no país. Segundo o levantamento, 87,6% dos entrevistados não dariam seu voto a eles, enquanto 9,83% disseram que votariam. Os 2,58% restantes não souberam responder.

Entre as mulheres, é maior a parcela que não votaria em quem defende essa pauta: 91%. A rejeição é mais forte entre as mulheres e também entre moradores das regiões metropolitanas, ambos com 91%.

Entre os 9,83% dos brasileiros que votariam em candidatos que apoiam a autorização da caça no país, destacam-se os homens e as pessoas que residem no interior.

A caça no Brasil é liberada apenas para espécies como o javali, que é considerado um invasor. Entre as espécies ameaçadas que costumam ser alvo de caçadores estão a arara-azul, o tatu-bola, o mico-leão-dourado e o boto-cor-de-rosa.

Foram entrevistadas nas cinco regiões do país 2.088 pessoas, a partir dos 16 anos, que responderam duas perguntas: “Você concorda com a ideia de autorizar a caça de animais no Brasil?” e “Votaria em quem apoia a caça no Brasil?”.

O levantamento mostrou que nove em cada cada dez brasileiros não aprovam a ideia de autorizar a caça no país. Do total de pessoas pesquisadas, 90% discordam da ideia de autorizar a caça, 9% concordaram e 1% não soube responder. A rejeição é maior entre as mulheres (92%) e residentes nas regiões metropolitanas, com 93%.

Os dados mostram uma maior rejeição à autorização da caça em dois grupos específicos: mulheres e moradores de regiões metropolitanas. Uma possível razão para isso é o aumento da violência em decorrência de mais armas em circulação nesses centros.

— Todos sofremos com a grande circulação de armas. Mães perdem seus filhos em brigas de trânsito, vizinhos se matam por bobagens, apenas porque um teve acesso facilitado a uma arma de fogo — afirmou Raul do Valle, coordenador de incidência política do WWF-Brasil, que avalia que o aumento na circulação de armas em nossa sociedade é uma tragédia e só tende a piorar se nada mudar.

No Congresso, existem projetos de lei como o PL 5544/2020, que dispõe sobre a autorização para a caça esportiva de animais no território nacional. O projeto aguarda a criação de uma comissão especial designada pela Mesa Diretora do Congresso Nacional.

No entender do WWF-Brasil, a liberação da caça esportiva no país faria aumentar ainda mais a aquisição de armas com amparo legal, dado que atualmente são poucas as hipóteses de caça legal.

A pesquisa ouviu 2.088 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 5 a 8 de julho deste ano Tem margem de erro máxima de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.