LEVANTAMENTO

Mais de 25% das mães adormecem enquanto amamentam, revela estudo

83% delas não tenham a intenção de dormir durante o ato

Um estudo publicado na revista científica Pediatrics revelou que mais de um quarto das novas mães adormecem enquanto amamentam seus recém-nascidos. Embora 83% delas não tenham a intenção de dormir durante a amamentação, o hábito coloca os bebês em risco elevado de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).

O estudo analisou dados de 1.250 mães, coletadas em hospitais dos EUA, e apontou que 28% delas “geralmente” ou “às vezes” adormecem enquanto alimentam seus bebês. Segundo a pediatra e especialista em lactação, Lori Kellams, é importante que as famílias planejem a alimentação noturna dos bebês, principalmente considerando o cansaço comum nessa fase. “Precisamos encontrar as famílias onde elas estão e elaborar um plano seguro para dormir e alimentar o bebê”, afirmou.

Uma pesquisa mostrou que as mães que amamentam na cama tendem a adormecer mais (33,6%) em comparação com aquelas que se alimentam em cadeiras ou sofás (16,8%). Entretanto, os pesquisadores enfatizam que a recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP) é de que as mães evitem cadeiras ou sofás, pois essas superfícies, com travesseiros e almofadas, aumentam o risco de acidentes fatais para o bebê.

Além disso, a pediatra Rachel Moon, especialista em sono seguro, sugere que as mães, caso sintam que podem adormecer, prefiram a cama. “Amamentar seu bebê na sua cama é mais seguro do que em um sofá ou poltrona, se você corre o risco de dormir”, explica Moon.