Fora Temer

Manifestantes em São Paulo e em Brasília pedem saída de Michel Temer

Protesto está concentrado na Avenida Paulista e na Esplanada dos Ministérios. Manifestação ocorre de maneira pacífica até o momento

Milhares de pessoas ocupam a avenida Paulista nesta sexta-feira (10) em ato a favor da presidente afastada Dilma Rousseff e contra o presidente em exercício, Michel Temer. Eles aguardam a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que confirmou presença e deve chegar por volta das 19h para fazer discurso. A manifestação, que pede a saída de Temer do governo, começou por volta das 17h e ocorre de maneira pacífica.

O ato é organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, formadas por organizações ligadas aos movimentos sociais de esquerda. Os organizadores e a Polícia Militar ainda não divulgaram uma estimativa de público, mas as pessoas estão concentradas no trecho da avenida que vai da Alameda Ministro Rocha Azevedo até a Rua Professor Otávio Mendes, próximo ao Masp.

A avenida está bloqueada nos dois sentidos. As pessoas que participam do ato vestem, predominantemente, camisas vermelhas e exibem cartazes com frases como “Volta Dilma” e “Vaza Temer”. Além disso, entoam gritos como “não tem arrego, ou sai o Temer ou não vai ter sossego”.
Fora
Este é o primeiro ato público de Lula em São Paulo desde que Dilma Rousseff foi afastada pelo Senado. Na terça-feira (7) ele esteve no Rio de Janeiro e disse que espera o retorno de Dilma ao cargo, para “corrigir os erros que cometeu”. Pela manhã, Lula reuniu-se por cerca de uma hora e meia com Dilma Rousseff, na sede do instituto Lula, na capital paulista. Ela deixou o local por volta de meio-dia e seguiu para Brasília.

Lula deverá discursar no cruzamento da Paulista com a Rua Professor Otávio Medes, onde está posicionado um caminhão com caixas de som. Uma faixa pendurada no caminhão diz: “Fora Temer, não ao golpe”. Antes de Lula, Chico César fará uma apresentação musical e líderes dos movimentos sociais farão discursos.

Brasília

Na capital federal, cerca de 300 manifestantes se reúnem neste momento na Esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional de Brasília. Representantes do MTST e CUT fazem parte da organização. Os manifestantes carregam bandeiras do PT e distribuem balões com mensagens que pedem a saída de Temer. Um caminhão de som já está no local. Até o momento, o tráfego de carros pela Esplanada segue livre.