Mantega está proibido de ser ministro ou integrar formalmente a equipe de transição
Mantega está inabilitado pelo TCU a assumir qualquer cargo público até o dia 25 de fevereiro de 2030
Guido Mantega deu uma entrevista ontem garantindo que não será ministro do governo Lula. Nem que ele quisesse poderia integrar o primeiro escalão do próximo governo. Nem que fosse a vontade de Lula Mantega seria ministro do que quer se seja. Motivo: ele não pode. Está inabilitado pelo TCU a assumir qualquer cargo público até o dia 25 de fevereiro de 2030, quando terá 81 anos de idade.
O ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff foi responsabilizado pelo TCU no processo das pedaladas fiscais cometidas em 2014. Ele foi condenado em 2016 a cinco anos de inabilitação. Dois anos depois, o tribunal reexaminou o caso e sua pena foi estendida.
Mantega não poderá também integrar formalmente a equipe de transição. Sua inabilitação também não permite. Dias atrás, ele foi anunciado para atuar na área de Planejamento, Orçamento e Gestão. Poderá estar no grupo, mas informalmente.
Mantega voltou ao noticiário ontem como protagonista de uma pressão do governo eleito sobre o BID para adiar a escolha do presidente do banco, marcada para o dia 20. O pedido feito pelo ex-ministro foi ignorado.