Economia

Marconi amplia relações internacionais goianas, na Embaixada de Bélgica

Em reunião na Embaixada da Bélgica, em Brasília, no início da tarde de hoje, o…

Em reunião na Embaixada da Bélgica, em Brasília, no início da tarde de hoje, o governador Marconi Perillo buscou ampliar as relações do governo de Goiás com autoridades daquele país e também com representantes de outras sete nações. A delegação goiana, convidada pelo embaixador James Smith, foi recebida com almoço, do qual participaram também o ministro belga do Comércio, Pieter de Crem, e os representantes diplomáticos da Eslovênia, Suécia, Jordânia, Armênia, Alemanha, do Líbano e Reino Unido.

Para Marconi, o encontro foi mais uma boa oportunidade para apresentar as potencialidades de Goiás. Nos diálogos com as autoridades estrangeiras, ouviu, por exemplo, do embaixador do Reino Unido, o interesse daquele país pelo etanol goiano. Por solicitação do ministro belga, ficou de marcar uma nova reunião, desta vez em Goiás, com a participação de empresários belgas dos diversos setores, em especial, de máquinas, fármaco-químico e do agronegócio.

Também presente na delegação goiana, a primeira-dama Valéria Perillo se sentou à mesa com as mulheres do Grupo de Cônjuges dos Embaixadores, para negociações sobre a realização, em Goiás, da Feira Internacional das Embaixadas. As conversações, segundo Valéria, foram bastante proveitosas. “Mas os resultados ainda dependem de novos encontros”, disse a primeira-dama, definida pelo embaixador Jozef Smets como “especialista em organização de eventos sociais e culturais”.

Indústria goiana

Representante da indústria goiana, o presidente da Fieg, Pedro Alves, avaliou que as relações entre Goiás e Bélgica estão cada vez mais estreitas. “Já vem de há algum tempo”, disse, lembrando a visita feita em Bruxelas, no ano passado, pelo governador e comitiva. Segundo Pedro Alves, a Bélgica é uma importe porta para Goiás na Europa, e ponto de distribuição de grande alcance no continente.

Ainda de acordo com o empresário, a visita de hoje faz parte de mais uma etapa de negociações que pode trazer resultados importantes para os dois lados. A análise foi compartilhada pelo ministro Pieter de Crem, que destacou o encontro como mais um importante laço nas “relações históricas” entre Brasil e Bélgica. Já o embaixador Jozef Smets citou Goiás com um Estado dinâmico, que conseguiu grande evolução na economia, com destaque para a industrialização.

Ao final do evento, Marconi trocou presentes com o ministro e o embaixador anfitrião. O governador entregou uma peça do artesanato Karajá para cada um deles, e recebeu do ministro um livro.