Marconi anuncia concursos para bombeiros, delegados e fiscais do Procon
Total de vagas para estas três categorias é de 296.
O governador Marconi Perillo anunciou nesta quarta-feira (6/4) mais concursos para preenchimento de funções destinadas às forças de segurança pública do Estado. São 230 vagas para Corpo de Bombeiros, 36 para delegados de polícia e 30 para fiscal do Procon Goiás. Outras 3 mil oportunidades para as polícias Militar e Civil estão com edital em processo de análise pela Assembleia Legislativa.
“Tão logo seja apreciado, todos os detalhes a respeito dos novos certames serão divulgados para a sociedade”, disse o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, em entrevista logo após o lançamento da Plataforma de Sistemas Integrados (PSI), que implanta inovação tecnológica na rede de combate à criminalidade. A SSAP contratará o mais rápido possível a universidade ou outra instituição que será responsável pela realização das provas.
O governador Marconi Perillo ressaltou, em seu discurso, que esses concursos foram debatidos internamente pelo governo, levando-se em consideração a lei de responsabilidade fiscal e a própria capacidade do governo em admitir novos integrantes da Segurança Pública em condições de bancar essas novas contratações.
Marconi agradeceu José Eliton e toda a equipe econômica, em especial à secretária Ana Carla Abrão, da Sefaz, que numa força tarefa fizeram os estudos e viabilizaram a realização desses concursos. “José Eliton tem sido coadjuvante permanente ao meu lado para a superação da crise”, destacou. No mês passado, o governador anunciou também um segundo concurso público para as polícias civil e militar a ser realizado em 2018, quando deverão ser contratados mais 2 mil policiais.
Para o concurso dos policiais civis e militares, o governo enviou, em março, à Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera as carreiras para o ingresso nos quadros funcionais das duas corporações.
O aumento do efetivo das forças de segurança pública do estado de Goiás foi um dos primeiros compromissos assumidos pelo vice-governador e secretário José Eliton que, desde o início de sua gestão, tem buscado fortalecer os contingentes policiais e reorganizar a atuação das diferentes forças para uma ação mais ostensiva no combate à criminalidade.
Outra providência do governo para reforçar o trabalho das forças policiais no estado foi a contratação de parte dos aprovados no concurso público da Polícia Técnico-Científica.
Na manhã de quarta-feira (6/4), durante a solenidade de lançamento da Plataforma de Sistemas Integrados, o governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton, assinaram ordem de serviço determinando à Segplan que encaminha à Casa Civil a relação de aprovados nos concursos públicos para perito criminal, médico legista e auxiliar de autopsia, regidos pelos editais 02/ 2014 (IC) e 02/2014 (Medicina Legal), respeitando-se a ordem de classificação no total de 50% das vagas ofertadas, para providências relativas à efetivação das respectivas nomeações de 125 peritos criminais de terceira classe, 75 médicos legistas e 30 auxiliares de autopsia.
Segundo o vice-governador e secretário José Eliton, a contratação desses profissionais já havia sido anunciada há cerca de 20 dias pelo governador, mas isso foi oficializado agora, para que seja feito o chamamento dos aprovados para apresentação de documentos. “No dia 1º de maio, eles já estarão tomando posse nos seus respectivos cargos e executando suas atividades normalmente”, garantiu.