Marconi diz que possibilidade da vinda do Papa a Goiânia é real
Declaração foi feita na missa de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade
O governador Marconi Perillo e a primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, participaram na manhã deste domingo (03/07) da missa que marcou o encerramento da Festa e da Romaria do Divino Pai Eterno 2016, na cidade de Trindade. Presidida por Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico do Brasil, a celebração foi realizada no altar externo do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, com milhares de fieis que lotaram a Praça Dom Antônio Ribeiro.
Em coletiva à imprensa, o governador destacou o clima de fé que toma conta de Trindade nos dias da Festa do Divino Pai Eterno e que está se estendendo também por todos os meses do ano. Ele enalteceu a maneira especial e acolhedora com a qual a cidade recebe os romeiros, oriundos de várias partes do País. Marconi falou também da contribuição do Governo de Goiás para dar tranquilidade e conforto aos fieis, tanto na cidade, como no trajeto até Trindade. “Fizemos uma reforma total na Rodovia dos Romeiros (GO-060), construímos duas novas rodovias de acesso por Goianira e por Abadia de Goiás e consertamos outras estradas de acesso”, argumentou.
Marconi comentou sobre o movimento criado pela Igreja Católica de Goiás para que o Papa Francisco visite a Basílica de Trindade em 2017. “Será o 2º Papa a visitar nosso Estado. E, pelo que tenho visto, há um trabalho forte de articulação para que isso ocorra efetivamente”, afirmou ao comentar a presença do Dom Giovanni D’Aniello na Festa do Divino, como sendo um indício de que a possibilidade da vinda do Papa a Goiânia é real
Cineteatro
Após a missa, ainda em Trindade, Marconi foi à inauguração da reforma do Cineteatro Afipe. O descerramento da placa foi feito pelo governador, ao lado de Dom Giovanni D’Aniello, Dom Whasington, Padre Robson de Oliveira, e de representantes do governo municipal e da Igreja.
Localizado em frente à Praça da Igreja Matriz de Trindade, o local é também conhecido como Santuário Velho. De acordo com Pe. Robson de Oliveira, o principal objetivo é a evangelização. “É um espaço cultural, onde sempre teremos pregações, momentos catequéticos e filmes, de modo que as pessoas comecem a saber que o espaço é dedicado ao entretenimento. É um lugar para a bênção de Deus através de momentos artísticos e religiosos”, afirmou.
Despedida
No último dia da romaria, a programação começou às 4h30, com a Alvorada Festiva, seguida pela Procissão da Penitência. A primeira missa foi celebrada às 5h45. De acordo com a organização, cerca de 2,5 milhões de pessoas passaram por Trindade, nos dez dias de festividades.
Na segunda-feira (04/07), ainda serão realizadas as Missas em intenção pelos romeiros falecidos. A programação começa à 5h, com o toque de despertar. Ao longo do dia, as celebrações acontecem na Igreja Matriz, às 7h, 9h e 19h; e no Santuário Basílica, às 5h30, 7h, 10h e 19h30.