Marconi e empresários discutem vinda de fabricante de aeronaves para Goiás
Governador recebe executivos da Aeroalcool, que desenvolve tecnologia aeronáutica e é pioneira no uso de etanol para aviões
O governador Marconi Perillo se reuniu com executivos da Aeroalcool Tecnologia, com quem discutiu possível transferência da empresa para Goiás. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (30/03) no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.
A Aeroalcool desenvolve e comercializa tecnologia de motores aeronáuticos, sendo pioneira no uso do etanol como combustível para aviões em condições reais de trabalho. É também a primeira empresa da América Latina a iniciar um processo de homologação desse tipo de tecnologia.
A companhia, sediada em Franca (SP), desenvolve ainda aeronaves não-tripuladas (Vant), projeto de jatos leves e componentes para satélites, além de instalar sistema de vigilância por infravermelho, entre outros. A companhia foi criada em 2001, inicialmente para desenvolver tecnologia de uso de etanol em motores aeronáuticos a pistão.
A Aeroalcool teve também participação ativa junto ao antigo Departamento de Aviação Civil (DAC), para que as novas aeronaves Ipanema também pudessem ser aprovadas. Em 2004, o EMB 202-A já voava oficialmente com etanol. Desde 2008, produz o Quasar Lite, aeronave de projeto totalmente nacional, para uso em lazer, treinamento e pequenas viagens – entre 400 e 500 Km.