O governador Marconi Perillo participou hoje (30), em Jataí, no Sudoeste do Estado, da entrega de dez leitos de UTI adulto, conveniados ao SUS, no Hospital Regional da Providência de Deus – Padre Tiago. No ato, assinou protocolo de intenção para a implantação do serviço de alta complexidade em oncologia (Unacon) na unidade, decretou a isenção da tarifa de água e desconto na energia elétrica consumida pelo hospital e entregou um caminhão autobomba, no valor de R$ 600 mil, para o Corpo de Bombeiros da região.
O anúncio das medidas ocorre em comemoração ao aniversário de 121 anos de Jataí, a ser celebrado amanhã, dia 31 de maio. O Hospital Padre Tiago é filantrópico, mantido pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus. As atividades da unidade tiveram início em junho de 2014. Os leitos custaram R$ 2,7 milhões. Os recursos foram levantados pelos padres franciscanos junto à comunidade e fiéis da região.
Os leitos de UTI adulto poderão receber pacientes de Jataí e dos demais municípios da Regional de Saúde Sudoeste 2, dentro de 30 dias. A Regional Sudoeste 2 abrange as cidades de Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jataí, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia, cuja população é superior a 215 mil habitantes.
“Atitude de muitos aqui é franciscana. Apesar da crise econômica, buscamos enfrentar e vencer desafios. E só por isso, em que pese a dificuldades de todos, estamos aqui para entregar um caminhão para o Corpo de Bombeiros, isentar a tarifa de água e dar desconto na de energia, apoiar a ação na inauguração dos leitos e nos colocar à disposição para o início do tratamento oncológico na unidade. São atitudes do governo para ajudar e manter uma entidade desta magnitude”, destacou Marconi.
Ele pediu, durante a solenidade, que os representantes do Lar São Francisco emprestem sua competência para a gestão dos hospitais públicos atuais e os que ainda vão ser inaugurados em Goiás. “Queremos ver que este mesmo amor, aplicado neste hospital em Jataí, espalhado pelo nosso Estado”, disse. “Tenho conversado com o arcebispo dom Washington e outros bispos pedindo a eles que nos ajudem na administração não só de hospitais, mas também de escolas”, frisou.
O representante da associação, Frei Francisco Belotti, por sua vez, disse que a entidade está enviando os papéis para o seu credenciamento como Organização Social (OS) para o Estado. “Esse pedido é muito especial para nós. Vou enviar a documentação”, afirmou. “É com muita alegria afirmamos que temos um governador parceiro e amigo. Para nós, seria gratificante levar nossa experiência para outras unidades de saúde do Estado”, destacou.
Unidade de oncologia
Para a implantação do serviço de alta complexidade em oncologia (Unacon), o Estado vai designar equipe técnica para aprovar o serviço na Rede Estadual de Oncologia e no SUS e, posteriormente, fazer os encaminhamentos necessários para que o mesmo seja habilitado pelo Ministério da Saúde.
As Unacons possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento de tipos de câncer mais comuns. Estas unidades podem oferecer assistência radioterápica ou então referenciar pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.