Turismo

Marconi lança maior circuito gastronômico do Brasil

O Circuito Gastronômico Goiás irá integrar sete festivais em várias regiões do Estado

O governador Marconi Perillo instituiu nesta segunda-feira, no Palácio das Esmeraldas, o Circuito Gastronômico Goiás. Considerado o maior do gênero no Brasil, o evento reúne sete festivais gastronômicos, envolvendo as cidades de Goiás, Nova Veneza, Pirenópolis, Alto Paraíso, Goiânia, São Simão e, na Região das Águas Quentes, Caldas Novas e Rio Quente. Os festivais são aguardados com grande expectativa pela população goiana e pelos empresários do setor hoteleiro e de restaurantes, tendo em vista a retração econômica que tem afetado a economia nacional.

A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos (PT), elogiou a disposição do Governo de Goiás em fomentar a economia dos municípios. Afirmou que Marconi Perillo é “parceiro das prefeitas e dos prefeitos” e que, ao investir no turismo gastronômico, o governador demonstra otimismo na capacidade dos municípios de gerar renda em meio à crise. “(Marconi) é empreendedor, visionário, grande investidor no turismo, por acreditar no setor como atividade alavancadora do desenvolvimento econômico, social e cultural”, observou.

Já o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, ressaltou a importância do circuito para a economia dos municípios e de todo o Estado. “Ficamos muito felizes em ter o apoio do governador Marconi Perillo de uma forma incondicional para que possamos juntar a cultura e o turismo como forma de melhorar o desempenho econômico do Estado”.

Marconi Perillo afirmou que durante sua missão aos Estados Unidos, na semana passada, apresentou as potencialidades turísticas de Goiás, entre as quais os circuitos turísticos. Em Nova Iorque, mostrou em detalhes eventos como os circuitos das Cavalhadas, Gastronômico, Águas Quentes, Cidades Históricas, das cidades com eventos religiosos, econômicos e turismo de aventura.

Turismo

De acordo com o governador, o segmento da alimentação respondeu em 2015 por mais da metade da receita estadual oriunda da cadeia produtiva do turismo. “Transporte, hospedagem e lazer correspondem ao restante da receita”, apontou. Esses dados comprovam, segundo ele, que o governo do Estado está no caminho certo em apostar na ampliação desse circuito gastronômico. “A alimentação e o turismo são porta de saída da depressão econômica que estamos atravessando no País. Goiás tem demonstrado indicadores acima da média do Brasil, mas pode avançar ainda mais na oferta de empregos e negócios apostando nesse circuito”, projetou.

O circuito conta com a parceria do Sebrae e do Senac, que promovem cursos de capacitação, antes do início dos festivais. O Circuito Gastronômico de Goiás é composto pelo X Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural (São Simão), X Festival Gastronômico (Cidade de Goiás), XII Festival Italiano (Nova Veneza), XI Festival Gastronômico (Pirenópolis),II Festival Gastronômico (Caldas Novas e Rio Quente), III Festival Gastronômico (Goiânia) e pelo II Festival Gastronômico (Alto Paraíso).