Marconi, na Rádio 730: “Renovar significa se aperfeiçoar constantemente”
Em entrevista, governador garante continuidade do desenvolvimento do Estado, caso seja reeleito
Governador Marconi Perillo (PSDB) foi entrevistado, nesta quarta-feira (24/09), na Rádio 730, em Goiânia. O candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás respondeu a perguntas feitas por jornalistas da emissora e também por ouvintes. Entre os temas, segurança pública, saúde, educação e geração de empregos pautaram a participação do tucano na rádio.
Marconi relatou as mudanças em diversos setores da administração estadual que demonstram, por parte do governo do Estado, a busca pela modernidade e crescimento. “Renovar significa se aperfeiçoar constantemente e nós estamos fazendo isso”, disse ele, citando, em seguida, investimentos na ampliação da Rede Hugo de hospitais, o Pacto pela Educação – o plano de reforma educacional que mudou a realidade do ensino no Estado – e os índices que revelam que a economia goiana tem batido sucessivos recordes, ultrapassando até mesmo índices nacionais.
Questionado sobre eventuais projetos que foram anunciados na campanha de 2010 e que por motivos diversos não puderam ser realizados, Marconi focou sua resposta na área da segurança pública. De acordo com o governador, há várias leis brasileiras “ultrapassadas” e “sem vínculo com as demandas atuais”. “O nosso Código Penal, por exemplo, é de 1940, portanto, ultrapassado. Ele permite que a Justiça solte os bandidos presos pelas nossas polícias”, afirmou.
O governador falou ainda da importância de uma mobilização nacional para que a União auxilie os governos estaduais no combate à criminalidade. Atualmente, e de acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe somente aos governadores zelar pela segurança da população de seus Estados.
Investimentos na Segurança Pública
“Nós temos importantes mudanças em curso na segurança pública. Entre elas a construção e viabilização da Central de Comando, Controle e Inteligência, que é um passo definitivo na modernização da investigação e acompanhamento de todas as ocorrências e prevenção ao crime”, relatou o governador. Marconi detalhou também os valores que o Estado está investindo em segurança pública somente em 2014. “São R$ 1,6 bilhão do governo de Goiás contra apenas R$ 50 milhões do governo federal”, pontuou.
Questionamentos dos ouvintes
O ouvinte Pedro José questionou o governador, através de um aplicativo para smartphones, sobre a criação de rede de saneamento básico nas proximidades do Hospital de Urgências da Região Noroeste (Hugo 2), importante obra do Governo do Estado na ampliação e melhoria da saúde pública. “Já estamos construindo mais de 600 quilômetros de rede de esgoto nesta região”, pontuou Marconi.
O governador respondeu ainda às perguntas de ouvintes sobre a gestão dos hospitais estaduais por Organizações Sociais (OSs). De acordo com ele, esta é uma política que deu certo e pode ser implantada em outros setores da administração pública. “Pretendemos levar esse projeto para alguns presídios novos e já estamos levando para alguns Credeqs (Centros de Referência e Excelência em Dependência Química)”, afirmou.