Marconi Perillo é eleito presidente do PSDB com votação expressiva
Ex-governador foi eleito durante convenção nacional dos tucanos
Com mais de 90% dos votos, o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) foi, na manhã desta quinta-feira (30/11) eleito presidente nacional do PSDB. Ele conduzirá o partido pelos próximos anos e terá a missão de reconstruí-lo já para as eleições municipais do ano que vem, mas especialmente, em 2026. O ato aconteceu durante a convenção nacional dos tucanos, em Brasília.
Ao anunciar o resultado, o agora ex-presidente do PSDB nacional, governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez seus agradecimentos, especialmente a ex-primeira dama de Goiás, Valéria Perillo. “Para família nunca é fácil. Agradeço a Valéria por ceder o Marconi para conduzir o partido. Governador por quatro vezes em Goiás, conduzirá o partido pelos próximos anos”, destacou.
Já Marconi fez um discurso trazendo a memória dos ex-presidentes e a história do tucanato no Brasil. “Tenho orgulho e honra de ser tucano. Não posso deixar de dizer que essa chegada me enche de orgulho. É uma honra pra mim, assim como fui honrado deputado estadual, federal e também governador em quatro ocasiões de Goiás. Senador pelo PSDB, vice-presidente do Senado pelo partido. É uma honra e emoção chegar a essa posição. Ao mesmo tempo, chego como operário do partido”, destacou em seu discurso de posse.
O Mais Goiás havia destacado em primeira mão, por meio da coluna do jornalista João Bosco Bittencourt que Marconi Perillo assumiria a presidência do PSDB, no dia 22 de novembro. No último domingo (26/11), o governador confirmou em entrevista ao Estadão as condições que tinha colocado para conduzir a direção nacional tucana.
“Há uma série de fatores a serem considerados, especialmente a liberdade para trabalhar o PSDB buscando unidade e fortalecimento, sem qualquer tipo de veto e preocupação menor que não seja seu crescimento. São medidas para chegar mais preparado às eleições de 2026”, declarou.
Entre outras coisas, quer garantias que terá pelo menos no ninho tucano, apoio para uma disputa presidencial em 2026. Marconi Perillo teve um cabo eleitoral importante: o do ex-governador de Minas Gerais e deputado federal Aécio Neves.