Horário eleitoral

Marconi Perillo terá 62,6% mais tempo que Iris no horário eleitoral

O candidato à reeleição ao governo de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), terá 62,6% a mais…

O candidato à reeleição ao governo de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), terá 62,6% a mais de tempo nas propagandas eleitorais veiculadas em rádio e televisão do que a segunda chapa com mais exposição de mídia, a de Iris Rezende (PMDB). No total, segundo números divulgados nesta terça-feira (29/07) pelo TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás), Perillo terá, diariamente, sete minutos e 19 segundos em cada um dos quatro blocos do horário eleitoral (no rádio, eles são das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50; e na televisão, das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20).

Em termos percentuais, Perillo ocupa 36,7% do bloco de 20 minutos para aspirantes a governador goiano. Rezende toma 22,6% do tempo.

A situação é semelhante na disputa ao cargo de senador. Vilmar Rocha (PSD), da coligação de Perillo, terá três minutos e 39 segundos de tempo por bloco, quantidade 62,2% superior à de Ronaldo Caiado (DEM). Rocha conta com cerca de 37% dos dez minutos disponibilizados aos candidatos a senador enquanto Caiado, 22,6%.

A razão para a diferença de tempo está na quantidade de partidos que se aliaram ao PSDB para o pleito de 2014. A coligação “Garantia de um Futuro Melhor para Goiás” conta com 16 siglas. A de Rezende e Caiado tem menos da metade: seis.

LEGISLATIVO

Na corrida para a Câmara Federal, os deputados goianos da coligação “Garantia por um Futuro Melhor”, da chapa de Perillo, terão um espaço de oito minutos e 54 segundos por bloco de propaganda. Eles são seguidos pelos da aliança de Rezende, “Amor por Goiás”, com cinco minutos e 45 segundos. Os candidatos do PT terão quatro minutos e sete segundos. Na sequência, aparece a coligação “Participação Popular”, de PSB, PSC e PRP, com dois minutos e 29 segundos. Fecham o bloco PSL (1min17), PSDC (1min13) e PCB (1min11).

O maior tempo também será do “Garantia” no horário de candidatos à Assembleia Legislativa de Goiás. Seus aspirantes a deputado estadual terão sete minutos e 26 segundos no total em cada bloco. “Amor por Goiás” terá um espaço de quatro minutos e 30 segundos. Os candidatos do PT contam com dois minutos e 45 segundos. A coligação “Participação Popular” terá um minuto e 29 segundos. Fecham o grupo PRB (44 segundos), PSOL (33), PSDC (30), PCB (28), PHS (28), PTdoB (28)e a coligação “Pra Goiás Avançar”, com PSL e PTC (28 segundos).

INÍCIO

A propaganda política no rádio e na televisão começa no dia 19 de agosto com anúncios dos candidatos a presidente (primeira metade) e deputado federal (segunda metade), dividindo igualmente os 50 minutos de programa.

No dia seguinte, 20 de agosto, os eleitores conhecerão os aspirantes ao governo, à Assembleia Legislativa de Goiás e ao Senado. Os dois primeiros grupos têm direito a anúncios durante 20 minutos cada um. Os dez minutos restantes são dos candidatos a senador.

O período de horário eleitoral (transmitido de segunda a sábado) termina em 2 de outubro, última quinta-feira antes do pleito, no dia 5.