Material inspirado no doce suspiro pode reduzir ruído de aviões
Cientistas do Reino Unido estudam novo material para aumentar conforto dos passageiros
As viagens aéreas estão entre as formas mais rápidas de viajar longas distâncias, mas também entre as mais ruidosas de passar algumas horas. Ao longo da história, fabricantes, empresas aéreas e passageiros têm gastado fortunas em pesquisa de novas tecnologias e dispositivos para diminuir o incômodo do som dos motores durante as viagens.
Agora, os pesquisadores desenvolveram um novo material que pode melhorar essa experiência. Um grupo de cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, desenvolveu um novo material, inspirado na estrutura leve de uma sobremesa de ‘merengue’ ou ‘suspiro’, que pode reduzir significativamente o ruído do motor da aeronave e melhorar o conforto dos passageiros.
Usando óxido de grafeno, eles criaram um aerogel de baixa densidade que pesa apenas 2,1 kg por metro cúbico, tornando-o o isolamento acústico mais leve já fabricado.
Os fabricantes de aeronaves poderiam usá-lo como isolamento dentro dos motores das aeronaves para reduzir o ruído em até 16 decibéis, reduzindo o som da saída de um motor a jato para algo semelhante ao de um secador de cabelo.
O material foi avaliado no passado para várias aplicações, como tratamento de água, armazenamento de energia e isolamento térmico, mas nunca antes para som.
“Conseguimos produzir uma densidade extremamente baixa usando uma combinação líquida de óxido de grafeno e um polímero, que são formados com bolhas de ar e fundidos por congelamento. Em um nível muito básico, a técnica pode ser comparada com bater claras em neve para criar merengues – é sólida, mas contém muito ar, então não há peso”, disse, em comunicado, Michele Meo, que liderou a pesquisa.