MEIO AMBIENTE

Mau cheiro: prefeitura de Aparecida pode aplicar punição para empresa responsável pelo vazamento

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (Semma) irão elaborar laudo técnico…

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (Semma) irão elaborar laudo técnico para avaliar os danos ambientais causados pelo vazamento de óleo em uma pedreira na Região Leste do município. O incidente gerou reclamações de mau cheiro por moradores de vários bairros de Aparecida e Goiânia.

A empresa foi notificada, autuada e interditada. No entanto, a partir de laudo técnico, a prefeitura pode aplicada medidas administrativas previstas na legislação. De qualquer forma, a prefeitura diz que empresa será responsabilizada pelos danos causados.

Segundo o levantamento da Semma, realizado junto com a Defesa Civil do Município, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, o vazamento ocorreu em uma usina de asfalto sem o devido licenciamento para operação das atividades.

O acidente

No local, é realizado o refino de combustível cru para utilização no asfalto. Esse material vazou após superaquecimento de um equipamento da usina, com isso houve princípio de incêndio, que atingiu parte de um caminhão que estava estacionado no local. A fumaça decorrente do acidente, somada ao cheiro da substância que vazou, acabou gerando o mau cheiro relatado pelos moradores de Aparecida e Goiânia.

Vazamento em Aparecida (Foto: Defesa Civil – Divulgação)

Atendimentos

Em nota, a Secretaria de Saúde de Aparecida informa que até as 11h45 desta quinta-feira nenhum paciente havia dado entrada na UPA Flamboyant — que fica nas proximidades da empresa — com suspeita de intoxicação por ter inalado ao ar na região onde foi sentido o mau cheiro. O atendimento na unidade segue normalmente.