Na primeira final do judô brasileiro no Mundial de Chelyabinsk, Mayra Aguiar conquistou nesta sexta-feira o inédito título mundial. A gaúcha de 23 anos derrotou a francesa Audrey Tcheumeo por wazari, com um golpe aplicado a menos de dois minutos do fim da luta, e garantiu o ouro na categoria meio-pesado (até 78kg). Em sua caminhada até o pódio – o segundo do Brasil no campeonato que acontece na Rússia -, ela também derrotou a norte-americana Kayla Harrison, atual campeã olímpica, na semifinal.
Foi a quarta medalha da carreira de Mayra em Mundial Adulto. Ela já somava uma de prata, em Tóquio/2010, e duas de bronze, em Paris/2011 e Rio/2013. Agora, chegou ao ouro, título que tinha conseguido ainda nas seleções de base, no Mundial Júnior de Agadir, em 2010. Para completar sua coleção, também tem um bronze olímpico, conseguido nos Jogos de Londres em 2012.
O Mundial na Rússia é apenas a segunda competição de Mayra na temporada. A judoca passou por duas cirurgias em dezembro, no cotovelo esquerdo e no joelho direito. Seu retorno aos treinos ocorreu em abril e a reestreia nos tatames foi na metade de julho, no Grand Slam de Tyumen, também em solo russo. Na ocasião ela foi campeã, justamente contra Kayla Harrison, mas por WO – a norte-americana se machucou e não disputou a final daquela competição.
Em Chelyabinsk, a brasileira não teve dificuldades para alcançar a semifinal. Venceu duas de suas três primeiras lutas por ippon: a estreia, diante da italiana Assunta Galeone, e a das quartas de final, contra a russa Alena Kachorovskaya. Nas oitavas de final, derrotou a espanhola Laia Talarn por um yuko.
Na semifinal, Mayra teve a oportunidade de “devolver” a derrota sofrida na semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres, quando Kayla a derrotou para, depois, ficar com o ouro. Com um yuko e um wazari, a brasileira venceu nesta sexta-feira e equilibrou um pouco o retrospecto contra a rival – em 11 combates entre as duas, são agora cinco vitórias da judoca do Brasil. Depois, a norte-americana ficou com o bronze no Mundial, assim como a eslovena Anamari Velensek.
RESULTADOS – Outros dois brasileiros competiram nesta sexta-feira na Rússia, pelos médios. Campeão mundial em 2007 e duas vezes medalhista olímpico, o experiente Tiago Camilo (até 90kg) não conseguiu passar pela estreia, contra o sérvio Dmitri Gerasimenko, ao perder por um yuko. O grego Ilias Iliadis foi o campeão da categoria ao conquistar sua sexta medalha em Mundial, a terceira de ouro, vencendo o húngaro Krisztian Toth por ippon. Ficaram com o bronze o georgiano Varlam Liparteliani e o russo Kirill Voprosov.
Em seu primeiro Mundial de Judô, Barbara Timo (até 70kg) conseguiu uma vitória tranquila na estreia, com um ippon com menos de um minuto de luta, diante da sul-coreana Jin Hye Jeong. Mas a chave não ajudou a progressão da brasileira no torneio. Nas oitavas de final, ela enfrentou a colombiana Yuri Alvear, dona de dois títulos mundiais e bronze na Olimpíada de Londres. A judoca do Brasil conseguiu sair em vantagem no placar, com um yuko, e vencia até os últimos 30 segundos de combate, quando sofreu um wazari e foi eliminada.
Provando sua predominância no peso até 70kg, Yuri Alvear avançou até conquistar a medalha de ouro, derrotando a japonesa Karen Nun Ira na final. A cubana Onix Cortes Aldama e a polonesa Katarzyna Klys ficaram com o bronze nessa categoria.
BRASIL – Com o título de Mayra, a seleção brasileira passa a somar duas medalhas no Mundial que termina no domingo em Chelyabinsk. Antes, tinha conseguido o bronze com Érika Miranda, na última terça-feira, na categoria meio-leve (até 52kg).