Médica que xingou pacientes na web se pronuncia: ‘momento de estresse e cansaço’
Profissional escreveu, na mesma rede social, que ama a profissão e atende todos com "cuidado, dedicação e respeito"
A médica Mariana de Lima Alves, que xingou pacientes em uma rede social, pronunciou-se sobre suas publicações na tarde desta quarta-feira (25). A profissional de saúde, que foi afastada das funções que exercia no Paraná, disse ter feito os posts em “momento de estresse e cansaço”.
“Venho aqui me desculpar pelas mensagens sobre os meus plantões realizados no pronto socorro médico”, começou a médica. “Escrevi em desabafo em momento de estresse e cansaço. Peço desculpas, principalmente porque amo minha profissão e meu contato diário com os pacientes”.
Mariana reforçou que atende todos que comparecem no pronto socorro “com o máximo de cuidado, dedicação e respeito”. A médica, porém, reconheceu que errou com as publicações, mas que elas foram escritas pensando no bem-estar e no atendimento geral de todos que estavam no local.
“Entendo que todos mereçam ótimo tratamento e foi assim que sempre agi. Porém, sempre me preocupei que pessoas com sintomas que deveriam ser tratados em UBS e serviços ambulatoriais pudessem causar filas que gerassem risco ao atendimento de pessoas em situações de urgência/emergência”, acrescentou.
A médica finaliza a nota sublinhando que as mensagens que escreveu não influenciaram na maneira como atendeu os pacientes.
Leia a retratação da médica Mariana de Lima Alves:
[2/6]
Peço desculpas, principalmente porque amo minha profissão e meu contato diário com os pacientes. Atendo a todos que comparecem no pronto socorro com o máximo cuidado, dedicação e respeito, sempre buscando o melhor tratamento para os sintomas apresentados.— mari (@a_marilima) May 25, 2022
[4/6]
porém sempre me preocupei que pessoas com sintomas que deveriam ser tratados em UBS e serviços ambulatoriais pudessem causar filas que gerassem risco ao atendimento de pessoas em situações de urgência/emergência.— mari (@a_marilima) May 25, 2022
[6/6]
Garanto que minhas manifestações, por outro lado, nada influenciaram na forma como eu atendi meus pacientes, o que fiz sempre com cuidado e cumprindo minha vocação para a medicina. Isso pode ser testemunhado também por meus colegas de trabalho, a quem agradeço pelo apoio.— mari (@a_marilima) May 25, 2022
Médica xinga pacientes em rede social e post viraliza
As publicações de Mariana de Lima Alves começaram a viralizar no último sábado (21). Em uma delas, a médica xinga uma paciente que procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com infecção urinária.
“Tem que ser muito filha de uma p**a para vir 1 da manhã no pronto socorro por conta de infecção urinária, viu. Não tem outra expressão para descrever”.
Em outro post, a médica debocha de um paciente. “Hoje o paciente virou pra mim e disse: ‘o meu problema é que eu tenho duas amígdalas’. Amígdalas is the new ‘eu tenho tireoide'”.
E, em um terceiro que foi exposto nas redes sociais, ela reclama: “Gente, qual a tara de vir no pronto socorro num feriado por uma coisa que você já tá sentindo há mais de 30 dias”.
Após a viralização das publicações, a prefeitura de Almirante Tamandaré (PR) emitiu uma nota informando que Mariana de Lima Alves é contratada em esquema de plantão. Além disso, ressaltou que, “se comprovada conduta irresponsável, que fere os princípios éticos do exercício da profissão [a médica] será desligada da equipe de plantonistas”.
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) também se pronunciou sobre as publicações da médica. Segundo o órgão, os comentários foram desrespeitosos e foi aberta uma sindicância para apurar a conduta da profissional.
O CRM, porém, ressaltou que a investigação ocorrerá sob sigilo “em respeito ao direito de ampla defesa e contraditório.
*com informações do Terra