Mendonça diz que defenderá casamento entre pessoas do mesmo sexo
Ex-ministro André Mendonça concorre a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro André Mendonça disse que vai defender o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Afirmação veio durante sabatina nesta quarta-feira (1º) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
O questionamento sobre o tema foi feito pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES). “O casamento civil, eu tenho minha concepção de fé específica. Como magistrado da Suprema Corte, isso tem que estar abstraído, tenho que me pautar pela Constituição. Eu defenderei o direito constitucional do casamento civil de pessoas do mesmo sexo”, afirmou Mendonça.
Indicado ao STF, Mendonça é sabatinado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (1º), após oito horas de sabatina a indicação do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça para ocupar uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). Aprovada por 18 votos favoráveis e 9 contrários. Era necessária apenas maioria simples dos 27 membros da comissão para parecer positivo.
O ex-ministro precisará do apoio de 41 senadores – de um total de 81 na Casa -, durante votação no plenário que deve ocorrer ainda nesta quarta, para ser confirmado na vaga do ex-ministro Marco Aurélio Mello.